O retorno do período de férias escolares, neste início de segundo semestre, foi marcado por muito debate sobre projetos pedagógicos e orientações sobre temas de inclusão e dinamização do processo de ensino – aprendizagem. Foram dois dias de cursos para os professores da Rede Municipal de Ensino de Andirá. No primeiro dia (24), todas as instituições aproveitaram o período da manhã para organizar o planejamento pedagógico, elencar as agendas de atividades e promover avaliações do semestre anterior. Já no período da tarde, os professores, coordenadores, diretores e demais profissionais que compõem a rede estiveram participando de uma palestra, no Cine Teatro São Carlos, sob o tema: “O poder do propósito – Empreendedorismo”, ministrado pelo professor e conferencista George Baum. A  apresentação permeou pelo viés motivacional.

Durante a abertura, a Secretária Municipal de Educação, Laudicea Pereira Mello, enfatizou os desafios e avanços da educação neste primeiro semestre, de nova gestão e anunciou prospecções que fazem parte do plano de gestão como, por exemplo, a criação do Centro Psicopedagógico, que deve ser uma importante ação de intervenção social e educacional, melhorando, ainda mais, o atendimento e desenvolvimento dos alunos. Ela também citou as novas salas que serão construídas para atendimento da educação infantil, entre outros projetos.

No segundo dia (25), a capacitação começou às 8 da manhã, com a apresentação do projeto de Educação Ambiental, proposta pelo Diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Thiago Fregolão, e pelo engenheiro ambiental da instituição, Fernando Bazzo. Eles apresentaram dados estatísticos que chamaram a atenção dos professores sobre a necessidade de trabalhos de conscientização acerca da coleta seletiva. Eles propuseram um concurso de redação e desenhos, com premiações, e projetos de Educomunicação (fotografia, jornal e audiovisual), com os alunos da rede municipal, mobilizando o debate sobre o tema. Após, a palestra foi com a fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde, que falou sobre educação especial e inclusão.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom