Educação promove formação pedagógica com foco em saúde mental dos professores
Vivemos um período de aceleração social do tempo, como se fosse uma corrida desenfreada para dar conta das atividades diárias que exigem muita celeridade, atenção e projeção. Profissionais da educação, por exemplo, são alguns dos que mais enfrentam altos níveis de estresse, necessitando de um olhar cada vez mais sensível às estratégias de saúde mental que forneçam ferramentas adequadas para que eles identifiquem, compreendam e gerenciem suas próprias emoções, prevenindo condições complexas como a Síndrome de Burnout, ansiedade e depressão.
Pensando nisso, a Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza no próximo dia 03 de fevereiro (segunda-feira), a formação pedagógica de início do período letivo com os professores, gestores e demais colaboradores da Rede Municipal de Ensino. O encontro terá início às 8 horas, no Cine Teatro São Carlos, com o tema: “Cuidar de quem ensina: saúde mental dos professores”.
Para trazer os debates e reflexões, o encontro contará com as presenças de duas educadoras e pesquisadoras de referência. A primeira, Profª Dra. Cláudia Bonfim, Pós – Doutora em Educação, professora universitária, autora de diversas obras literárias e pesquisadora da Unesp, Unicamp e do Ministério da Educação (MEC). A sua palestra versará sobre o tema: “Educação, Humanização e Inclusão: sentindo na pele”.
A segunda palestra, com o tema: “Síndrome do Burnout em Professores: como Reconhecer, Prevenir e Superar”, será ministrada pela Profª Jovana Ferraz, Psicóloga, pesquisadora, especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial; coordenadora do curso de bacharelado em Psicologia na Faculdade Dom Bosco.
A mesa de debates será mediada pelo Pedagogo e Profº Tiago Silvio Dedoné, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e em Neuropsicopedagogia, Mestre em Gestão Educacional e Doutorando em Educação, professor na licenciatura em Pedagogia e no bacharelado em Psicologia (Faculdade Dom Bosco) e Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Andirá.
A Secretária Municipal de Educação, Profª Rosilene Marques Fernandes Farinha, destacou a importância da formação pedagógica deste ano, em consonância com o pedido da Prefeita Ednyra Godoy sobre o tema e as estratégias de cuidados com a saúde mental dos professores e demais atores da educação. Ela enalteceu, ainda, que a reflexão busca ampliar o olhar sensível para a inclusão, até mesmo incentivando a criação de meios e ferramentas para melhorar o clima escolar, promovendo práticas de empatia, cuidado emocional, resolução de conflitos.
Texto: Tiago Dedoné