Terminou nesta quarta-feira, dia 18, o módulo de Fotografia – Discursos da Imagem, do curso de capacitação continuada em Educomunicação, promovido pela Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Comunicação Social e em parceria com todas as demais Secretarias do governo. Foram dois encontros discutindo temas como: Leitura Crítica da Imagem, Subjetividade, Fotojornalismo, Registro de sentidos, práticas pedagógicas usando a fotografia, além de aspectos técnicos, como: Tipos de câmeras (analógica e digital), recursos das câmeras digitais (Zoom, balanço de branco, ISSO, Flash, modos de programa, composição), lente, entre outros temas.

O módulo foi ministrado pelo jornalista Tiago Dedoné, na parte teórica e o fotógrafo,  Anderson Piuga, na parte técnica e prática. As aulas foram ministradas em dois ambientes: Cine Teatro São Carlos e na Escola Municipal Ana Nery. Com este, já foram três módulos ofertados, faltando quatro oficinas para conclusão (Rádio, Web, Gestão da Comunicação e Audiovisual). Depois desta fase, iniciará outra fase: a da aplicação dos conhecimentos em todos os setores da Prefeitura Municipal. “O objetivo é levar os funcionários da prefeitura a dinamizarem o processo dialógico com a população, usufruindo, por exemplo, ferramentas da comunicação para enriquecer este coeficiente dialógico necessário para rápida e eficaz solução de demandas e atendimentos. No curso os alunos estão abrindo a mente para observar o quanto a comunicação é presente no dia a dia e o quanto podemos usá-la para melhorar o trabalho”, destacou Dedoné.

Apesar da próxima fase iniciar depois da conclusão das oficinas, alguns setores da prefeitura já estão promovendo as reuniões de pautas, escolha do produto de comunicação que irão produzir e o planejamento. É o caso, por exemplo, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Centro de Convivência dos Idosos (CCI). Nesta quinta-feira, dia 19, acontece as primeiras reuniões de elaboração e planejamento no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). “Depois de concluído todo o processo de produção dentro dos setores, os alunos apresentarão, durante a formatura do curso, os resultados alcançados, como, por exemplo: as metodologias aplicadas, produtos produzidos, objetivos alcançados”, concluiu.

Estão participando funcionários de vários órgãos do governo municipal: Administração – RH, Finanças, Protocolo, Fiscalização, Telefonista, Patrimônio -, Ação Social – CRAS, CREAS, Projeto Esperança, CCI , Central do Trabalhador-, Saúde  -Postos de Saúde-, Educação e Cultura – CMEIs e Escolas Municipais, Viação e Serviços Urbanos, Obras, entre outros.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social