“Foi muito bacana. Debates muito ricos sobre os desafios da educação diante da mídia de massa e como os professores podem reunir habilidades e conhecimentos para usufruir das ferramentas da comunicação para dinamizar o processo de ensino – aprendizagem e tornar os ecossistemas comunicacionais nestes espaços muito mais abertos, democráticos, efetivos para alcançar emancipação. O Fórum tem sido uma experiência incrível para a comunidade”. Com estas palavras o jornalista e Secretário Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Andirá, Tiago Silvio Dedoné, coordenador e mediador dos debates, destacou os trabalhos desenvolvidos durante os módulos do Fórum Municipal de Educomunicação.

Nesta quinta-feira (22) foi realizado o III Módulo. Apesar da chuva forte que caiu no horário, ainda assim, o Cine Teatro São Carlos estava cheio de professores, gestores de projetos sociais, estudantes, autoridades políticas e membros da comunidade que também estão acompanhando as discussões. O Prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) e a Primeira Dama, Ana Lúcia, também estiveram presentes, acompanhados dos vereadores André Rossato (PTB) e Wagner Calixto (PSC). O chefe do executivo enalteceu a importância da discussão do tema que deve resultar na criação da Lei Educom, institucionalizando os projetos  e garantindo estruturas para aplicação nos espaços do poder público.

Debates

No mesmo sistema de roda de conversa, os debates deste terceiro módulo contou com a participação de profissionais que enriqueceram  o tema e trouxeram importantes contribuições: Rony Alves, professor há mais de duas décadas, vereador em Londrina, membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina e um bravo defensor da pedagogia construtivista foi um dos convidados desta edição. Deu um show de conhecimento e abordou a interface dos campos da comunicação e educação como alternativa que amplia e moderniza a aplicação pedagógica. Ele também citou casos de ações que podem ser desenvolvidas com outros públicos, como, por exemplo, grupos de idosos.

Outro convidado que trouxe importantes contribuições foi o jornalista, repórter e apresentador do Paraná TV (RPC – Globo), Alberto D´Angele. Ele falou sobre o processo de construção da informação, a velocidade do fluxo das informações hoje  e a necessidade de romper desafios para que se possa construir uma interação dos dois campos mais efetivo, para que os conhecimentos sejam mais afirmativos, principalmente, em ambientes como sala de aula de aula. Trouxe uma reflexão bastante profunda sobre o papel da mídia e a importância da educação para os meios. O encontro contou, ainda, com o ator, músico e professor de História da Arte, Clayton do Valle.  O Londrinense é um apaixonado pelas interfaces das artes e veio para falar sobre o uso das ferramentas de comunicação, por meio das produções e expressões artísticas, para ampliar o ecossistema comunicacional.

O encontro desta quinta-feira, também teve um momento cultural. O poeta Luiz Becker, que viaja pelo país com atividades de resgate à poesia, entregou ao prefeito José Ronaldo Xavier um quadro com um poema feito especialmente em homenagem à Andirá. O momento cultural foi apresentado pela diretora do Departamento de Cultura do município, professora Sônia Endo. Mais cedo, o poeta, conhecido como “Poeta dos Sonhos”, visitou as escolas municipais desenvolvendo oficina de literatura.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMA