Os 10 candidatos para a vaga de conselheiro  tutelar, de Andirá, já estão em campanha e esperam conquistar a confiança e o voto dos andiraenses, na eleição que acontece no próximo dia 04 de outubro, das 8 às 17 horas, nas instalações da Escola Municipal Ana Nery. O voto é facultativo, secreto e podem votar maiores de 16 anos, inscritos como eleitores no município. A eleição acontece em todo o país e é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com base na Lei Federal 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e na resolução nº 170 do Conselho Nacional dos Direitos da Crianças e do Adolescente (Conanda).

No dia 04 de setembro aconteceu uma reunião de apresentação dos candidatos homologados aptos à eleição. O evento foi promovido pela Comissão Organizadora. Durante o encontro foi apresentado informações que constam no edital, referindo-se ao que pode e ao que não pode fazer neste período. Por exemplo: é vedado entregar propaganda dentro dos locais de votação; aliciar eleitores no dia da votação; vinculação político-partidária, sejam através de indicação, no material de propaganda ou inserções na mídia, de legendas ou partidos políticos, símbolos, slogans, nomes ou fotografias de pessoas que, direta ou indiretamente, denotem tal vinculação; fazer campanhas em órgãos públicos; é proibido denegrir imagem de outro candidato.

Na lista de ações permitidas, contam: divulgação das candidaturas em redes sociais; fazer uso de santinhos; divulgação de candidaturas em jornais, rádio, mediante organização da Comissão Organizadora, de direito igual para todos os candidatos. Despesas com campanha correrão inteiramente às custas do candidato.  O período de campanha vai até o dia 30 de setembro.

No último sábado, eles estiveram concedendo entrevista à imprensa, durante o programa Papo Aberto, da Rádio Cultura, sob o comando da Primeira Dama e Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier.

Confira os nomes e números dos candidados:

Ronivaldo Visoto (Roni): nº 01

Robson Henrique Barbosa: nº 02