107 jovens nascidos no ano de 2000 e anteriores, alistados na Junta de Serviço Militar (081) de Andirá e Junta de Serviço Militar (082) da Barra do Jacaré, juraram fidelidade a Pátria e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI - em solenidade realizada  no último dia 21 de agosto,  no Cine Teatro São Carlos. 84, de Andirá; 23, da Barra do Jacaré. O documento  representa um compromisso formal com o Exército Brasileiro e um importante instrumento de inserção social. O ato solene foi coordenado pelo Secretario da JSM de Andirá 081 - Adauto Aparecido de Brito. O evento teve início  com o Hino Nacional e a introdução do Pavilhão Nacional no dispositivo, feita por um atirador do TG de Cambará. Antes do evento, ele realizou orientações de civismo e cidadania aos jovens.

O evento contou com a presença da Prefeita e Presidente da Junta Militar de Andirá, Ione Abib; a delegada da Polícia Civil de Andirá, Dra. Patrícia Burin; secretários da Prefeitura de Andirá: Marcos Cesar Caetano Pimenta (Administração); Ednyra Godoy (Saúde); Tiago Dedoné (Cultura e Comunicação); Antônio Carlos Papa (Agricultura e Meio Ambiente); Juraci Bernardino (Esporte e Lazer); Elessandra Pacheco (Assistência Social e Ensino Profissionalizante). Também participaram da entrega dos certificados o secretário da Junta Militar de Andirá, Adauto Aparecido de Brito; secretário da Junta Militar da Barra do Jacaré, William Jones Branco;  a Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Valdiria Lauton (Dira); e os vereadores João Mitrovini Filho (João Padeiro); Adilson G. de Oliveira (Pépe) . Três atiradores do TG de Cambará fizeram a guarda da bandeira.

Também houve momentos de muita emoção, quando familiares de alguns dos jovens presentes subiram ao palco para também realizarem a entrega da documentação que marca o início da fase adulta. Em seu pronunciamento, a chefe do Executivo andiraense destacou a importância do serviço militar na formação da cidadania e lembrou que defender a pátria não é só em tempos de pegar em armas, em enfrentametos de guerra, mas, todos os dias, fiscalizando o poder público, contribuindo com a construção de sua comunidade. Ela também parabenizou os familiares dos jovens presentes.

Após os pronunciamentos, os jovens receberam os certificados entregues pelas autoridades. A cerimônia segue normativas do parágrafo 6º do artigo 107 e dos artigos 216 e 217, do regulamento da lei do serviço militar e autoriado pelo Capitão Donizete Aparecido Repukna - Chefe do PRM 05/002 - Posto de Recrutameto e Mobilização de Apucarana - Pr, seção de serviço militar regional da 5ª Região Militar.