Desde a noite de ontem, quarta-feira(28), o prefeito de Andirá,José Ronaldo Xavier (PTB), junto com mais 342 prefeitos  e 114 vice-prefeitos eleitos  estão participando do encontro   promovido pelo Governo do Estado e pelo SEBRAE, em Foz do Iguaçu. Mesmo antes da abertura oficial realizada pelo Governador Beto Richa, a movimentação já era grande nos estandes montados para atender os gestores municipais e orientá-los sobre projetos e programas estaduais.

O objetivo do Governo do Estado é  ampliar  parcerias com os municípios para  criar  grandes corredores de desenvolvimento.  Na área de segurança, por exemplo,  o carro-chefe é a apresentação do programa Paraná Seguro, que inclui obras como a construção de delegacias cidadãs e novas sedes para o Instituto Médico-Legal (IML) em cidades do interior.

Já o  Procon, ligado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, está distribuindo aos prefeitos e secretários municipais cartilhas com informações necessárias para a criação de Procons municipais. A cartilha tem como objetivo incentivar a criação de órgãos de defesa do consumidor em cada município do Estado.

Além da criação dos Procons, a Secretaria da Justiça quer incentivar a municipalização de conselhos, como os de Direitos Humanos, da Mulher, das Políticas Públicas sobre Drogas, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e da Igualdade Racial. Os prefeitos também estão recebendo informações sobre o Família Paranaense, programa que já atende 30 municípios e está em fase de expansão para mais 100, passando a atender 30 mil famílias.

EDUCAÇÃO – Na área da educação, o governo apresenta aos futuros gestores municipais o funcionamento de programas como o de transporte escolar e alimentação escolar. O Paraná deve ser o primeiro estado a cumprir a determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e garantir que 30% dos recursos para compra de produtos para a merenda escolar sejam adquiridos da agricultura familiar, para estimular os pequenos agricultores e gerar emprego e renda nos municípios. Em relação ao transporte escolar.

DESENVOLVIMENTO URBANO  O estande da Secretaria de Educação, conta com  sala de apoio onde o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, poderá ter audiências com os prefeitos de todo o Paraná, e ainda fazer despachos.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – O processo de retomada para a industrialização no interior do Estado é um dos pontos principais abordados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. O programa Paraná Competitivo já garantiu mais de R$ 20 bilhões em novos empreendimentos. Já o Bom Negócio Paraná assegura cursos de qualificação e crédito barato a empreendedores, micro e pequenos empresários de todo o Estado.

O encontro prossegue até sexta-feira (30), com palestras, painéis, oficinas e dinâmicas de grupo sobre gestão pública empreendedora, plano estratégico, políticas públicas, desenvolvimento local e o papel das micro e pequenas empresas.

Fonte: AE Notícias e Assessoria