As Escolas Municipais de Andirá estão dando um show na mobilização do projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP”. A atividade pedagógica diferenciada é frutos de uma parceria da Prefeitura (por meio das secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico e Turismo), com o Sebrae, que tem como norte o desenvolvimento de comportamentos empreendedores, desenvolvidos de forma lúdica. E as respostas dos alunos da rede municipal de ensino têm sido de muita criatividade, espírito cooperativo e expressão de novas habilidades.

No dia 24 de novembro aconteceu a Oficina de Brinquedos Ecológicos. Na oportunidade, a exposição de toda produção de brinquedos feitos com recicláveis surpreendeu os visitantes, pela diversidade e talento na produção. Os trabalhos, cujo o tema geral foi: “ De mãos dadas com o Meio Ambiente: transformando sua cidade com o compromisso empreendedor”, foram elaborados pelos alunos dos terceiros anos da escola. A diretora da instituição, Sandra Magiolo, enalteceu o empenho dos professores no debate sobre o empreendedorismo e na formulação das aulas dinâmicas que, segundo ela, tiveram grandes resultados, despertando novas habilidades nos alunos.

A Secretária Municipal de Educação, Laudicéa Pereira Mello, também parabenizou os alunos e professores pela mobilização. Ela lembrou importantes conquistas da Educação, este ano, entre as quais, novos materiais pedagógicos. A Prefeita, Ione Abib, esteve presente no evento, e disse ter se surpreendido pela diversidade e qualidade das produções, o que mostrou criatividade e noção empreendedora. Ela lembrou, também, das conquistas e dos desafios deste primeiro ano de governo, no que tange a educação.A Prefeita lembrou dos uniformes conquistados e distribuídos a todos os alunos da rede municipal, gratuitamente; e também destacou que a Prefeitura já iniciou os procedimentos legais para aquisição do uniforme e material escolar, para o próximo ano letivo. Ione também falou das obras que serão feitas na instituição, com o intuito de modernizar as estruturas, possibilitando mais conforto. A reforma da cozinha já começou e ela visitou a obra.

Além da exposição dos trabalhos, a Escola Michel Kairalla também apresentou o projeto Biblioteca - uma ação pedagógica contínua, que tem como missão trabalhar a leitura, produção e conhecimento de obras e autores -. Os alunos fizeram apresentações de música e teatro, das obras literárias trabalhadas. O JEPP é fruto da Lei 2.867/2017 (Lei Geral Municipal de micro e pequena empresa), que possibilitou que Andirá entrasse, este ano, no Programa Cidade Empreendora. Os trabalhos de formação pedagógica em empreendedorismo, com apoio e orientação do Sebrae – que inclusive disponibilizou todo material pedagógico gratuitamente – estão sendo desenvolvidos em todas as escolas da Rede Municipal.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom