Espetáculo: Secretaria de Cultura traz circo, teatro e dança em um show multimídia, neste domingo
Com direção do australiano Mark Bromilow, traz no elenco ginastas, acrobatas, músicos e atores. Única apresentação: dia 22 de Abril, Domingo, às 15horas, no Cine Teatro São Carlos, em Andirá-PR.
O espetáculo teatral multimídia “Splash”, que estreou no dia 16 de Setembro em São Paulo, realizará uma única apresentação gratuita em Andirá, no Cine Teatro São Carlos, no dia 22 de Abril – Domingo - às 15 horas - e em outras cidades do Estado. A direção é do australiano Mark Bromilow, que foi diretor artístico do espetáculo “Varekai”, do Cirque du Soleil. O projeto conta com o patrocínio da CTG Brasil, através da Lei Rouanet.
“Splash” é um espetáculo contemporâneo, combinando as linguagens de circo, teatro e dança, com diversos quadros cômicos, poéticos, ou mesmo eletrizantes, sobre a importância da água em nosso dia-a-dia. Esse show ao vivo para toda a família, com 55 minutos de duração, inova ao trazer para o palco incríveis acrobacias aéreas e de solo, parkour, números de dança e equilibrismo, misturados com projeções multimídiae música ao vivo, especialmente criada para o espetáculo pelo compositor e percussionista Manoel Trindade (filho de Vítor da Trindade). Natália Presser, que foi artista do espetáculo “Varekai”, assina as coreografias circenses.
No elenco, artistas de circo, teatro, dança e atletas do parkour proporcionam muita adrenalina e emoção para o espectador. O espetáculo é voltado para toda a família, a partir dos 6 anos.
O espetáculo foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2018 na categoria de Melhor Espetáculo do Ano em Sustentabilidade.
Ricardo Maia, produtor-executivo do espetáculo, informa que a apresentação será gratuita. Os ingressos serão distribuídos com até 60 minutos de antecedência da sessão, na entrada do espaço, conforme disponibilidade local. A companhia foi a responsável por outros espetáculos de sucesso itinerantes como o “Chefs do Riso”, “Circo Eco Brasil” e “Reciclópolis”, que já trouxeram público superior a 50 mil pessoas, também combinando circo, teatro e dança.
Uma das grandes atrações desse projeto são as projeções multimídia que interagem com os artistas, criadas pelo artista plástico Achiles Luciano. Achiles realiza um “grafite digital” com o suporte de mesa digitalizadora - onde aplica os traços com uma caneta eletrônica - e um hardware por onde controla cores e outros efeitos. Essa combinação é projetada no palco, sobre os artistas ou superfícies, numa explosão de cores e sensações.
O projeto é realizado pelo Instituto Paulo Kobayashi, uma OSCIP sem fins lucrativos, e pela Ricardo Maia Produções Artísticas.
“Splash” conta com o patrocínio da CTG Brasil, co-patrocínio da rede de Supermercados Nagumo, apoio da Tilibra, Sakura,Ikesaki Cosméticos, Panco e Companhia do Polvo, e realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Andirá. A produção é do Instituto Paulo Kobayashi, Ricardo Maia Produções Artísticas e Menna Barreto Consultoria. O projeto é realizado com recursos do ProAC ICMS e da Lei Rouanet.
A diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil, Salete da Hora, comenta o apoio da companhia ao projeto: “De maneira criativa e lúdica, ‘Splash’ contribui para sensibilizar o público sobre a importância da água, nosso principal insumo na geração de energia elétrica e fundamental para o planeta como um todo.”
Neste primeiro semestre, a empresa patrocina uma programação itinerante e gratuita de teatro e cinema, nas cidades vizinhas das hidrelétricas que opera no rio Paranapanema. “Promovemos essas ações de forma cada vez mais significativa e coordenada para o desenvolvimento social, ambiental e econômico, de modo a deixar uma contribuição positiva para as comunidades onde atuamos”, ressalta a diretora.
Ficha Técnica:
Produção-Executiva: Ricardo Maia e Luciana Villela
Realização: Instituto Paulo Kobayashi e Ricardo Maia Produções Artísticas
Direção: Mark Bromilow
Assistente de Direção: David Caldas e Natália Presser
Cenários Digitais: Achiles Luciano
Músicas e sonorização: Manoel Trindade
Coreografias circenses: Natália Presser
Roteiro: Mark Bromilow
Criação do espetáculo: Mark Bromilow, Natália Presser, Cintya Rodrigues, Danilo dal Farra, David Caldas,Eliezer Queiroz, Eric Rubin, Guilherme Augusto, Luiz Alberto Salles, Manoel Trindade, Patrícia Franco, Tânia de Oliveira e Vanessa Santiago.
Figurinos: Maria Zuquim
Iluminação: Rafael de Sá e Guilherme Trindade
Fotos: Paulo Barbuto
Assistente de Produção: Aline Passarelli
Elenco:
Cintya Rodrigues
Eric Rubin
Guilherme Augusto
Luiz Alberto Salles
Manoel Trindade
Patrícia Franco
Vanessa Santiago
CTG Brasil
Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China ThreeGorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Sobre o IPK
O Instituto Paulo Kobayashi – IPK é uma Organização da Sociedade Civil (Oscip) reconhecida pelo Ministério da Justiça, sem fins lucrativos, que tem como missão ser o elo de integração entre o governo e suas diretrizes, e a iniciativa privada por meio de ações de responsabilidade social em prol das entidades filantrópicas do Terceiro Setor.
Engajado em projetos sociais que tragam benefícios à população, o IPK realiza inúmeras ações, que compreendem: inclusão digital para a 3.a idade, capacitação, intercâmbio cultural com o Japão através do Carnaval, atividades de fomento ao esporte, difusão e produção cultural, entre outras, beneficiando desde a sua fundação em 2005, mais de 300 mil pessoas de diversas entidades sociais em todo Brasil.
Ricardo Maia
Publicitário e produtor cultural há mais de 20 anos, tem realizado diversos espetáculos para a família por todo o Brasil, como o “Circo Roda Brasil”, “Chefs do Riso”, “Reciclópolis” e “Circo Eco Brasil”, além de apoiar projetos culturais, sociais e esportivos, dos mais diversos segmentos, para todas as idades.
Mark Bromilow
Diretor australiano residente em São Paulo, Mark concebeu espetáculos ao redor do mundo, recebendo diversos prêmios por seu trabalho em quatro continentes. De 2008 a 2010, foi diretor artístico do Cirque du Soleil, durante a turnê internacional do espetáculo Varekai. Sua trajetória se baseia na criação de shows dinâmicos, que contemplam a interação de diferentes linguagens cênicas.
Natália Presser
Foi ginasta de 1987 a 1994, ingressando no universo do circo, teatro, dança e da fusão dessas linguagens. Integrou o elenco da turnê internacional do espetáculo Varekai do Cirque du Soleil por três anos e meio, viajando pela América, Oceania e Europa. Participou de diversas produções nacionais e internacionais, festivais, cabarés e eventos por todo o país. Formou-se no curso de Direção na SP Escola de Teatro em 2016.
David Caldas
Ator e bailarino, já integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo; Balé do Teatro Guaíra; Balé Folclórico da Bahia; dentre outros
Formado Pela SP Escola de Teatro no Curso de Direção; HOTEC no curso de Eventos; Cursou Licenciatura em Dança na UFBA
Manoel Trindade
Manoel Abilio Trindade é músico baterista e percussionista, arte educador e professor, além de dançar, cantar e ter habilidades circenses. Desde 2002 é Diretor de percussão do grupo de danças e ritmos populares do Brasil; Teatro Popular Solano Trindade. Já participou de diversos Cds e shows com grandes artistas da MPB. Realizou apresentações em Taiwan, França e Itália.
Achiles Luciano
Artista Visual desde 93, já realizou exposições por todo o Brasil, Espanha, Londres e Munique, além de intervenções em Viena, Munique, Portugal e Miami. Fez residência artística na Alemanha. Seu trabalho se caracteriza por ummix de técnicas e linguagens de desenho, pintura, gravuras, esculturas, grafite, fotografias e vídeos.
Elenco
Cintya Rodrigues
Acrobata, com especialidades em parada de mãos e aparelhos aéreos há mais de dez anos, já recebeu diversos títulos de campeã paulista e brasileira. Realizou trabalhos como acrobata, dançarina e atriz em peças infantis e também já participou de diversos festivais de circo em São Paulo.
Eric Rubin
Dublê de ação em diversos comerciais, filmes e programas de TV, é também acrobata e praticante de parkour há 9 anos. Fez parte do elenco dos espetáculos “Chefs do Riso”, “Reciclópolis” e “Circo Eco Brasil”.
Guilherme Augusto
Teve seu primeiro contato com a arte em 2007, através da capoeira. Em 2009, buscando aperfeiçoamento em acrobacias de solo conheceu o mundo do circo, e a partir de 2011 já trabalhava na área como acrobata e portô, misturando dança, circo e capoeira em suas apresentações.
Luiz Alberto Salles
Praticante de Parkour desde 2007, iniciou a carreira como Acrobata em peças teatrais, sendo formado pela Academia de Dublês de Ação. Pratica Kung Fu há 6 anos especializado no estilo FeiHokPhai.Participou do curso de Dança Contemporânea no Centro Cultural da Penha em 2015 e especializou-se em acrobacias de solo pela academia Galpão Brasil.
Patrícia Franco
Atriz, diretora e professora de teatro, manipuladora de bonecos e acrobata, já participou de diversas montagens brasileiras, como o musical “Os Lusíadas” (YakovHiguel), Otelo (Janssen Hugo Laje) e a ópera Dom Carlo (Gabriel Villella), além de diversos musicais e peças teatrais adultas e infantis. É co-autora do livro infantil “Lua de Chocolate”.
Vanessa Santiago
Praticante de Parkour desde 2013, é também acrobata e dançarina, especializando-se em acrobacias de solo com Yanet Batista e Allan Cavalcante, e integrando o curso de Miscigenação Brasileira do Social ao Cultural na Funarte em 2015. Participou do curso de Dança Contemporânea no Teatro Flávio Império e participou do curso de Dança Contemporânea com ênfase em danças brasileiras no Centro de Referência de Dança de São Paulo.
Patrocinadores
Patrocínio: CTG Brasil
Co-Patrocínio: Supermercados Nagumo
Apoio: Tilibra, Sakura, Ikesaki Cosméticose Panco
Realização: Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura de Andirá, Instituto Paulo Kobayashi e Ricardo Maia Produções Artísticas. O projeto é realizado com recursos do ProAC ICMS e da Lei Rouanet.
Serviço
Data: 22 de Abril–Domingo
Local: Cine Teatro São Carlos
Endereço:Rua São Paulo, 503/625 - Andirá - PR
Horário: 15 horas.
Ingressos gratuitos com distribuição 60 minutos antes do início de cada sessão, conforme disponibilidade local.
Duração: 55 min.
Classificação/idade: 6 anos
Acesso universal.