Um evento marcado por muita emoção e espírito de integração: dos pais, alunos, professores, das autoridades. Essa foi à tônica da solenidade de conclusão e premiação do Interséries – Jogos: Esporte e Lazer, que aconteceu nesta quarta-feira (11), no Ginásio de Esportes Morcegão, em Andirá. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes por meio do Departamento de Lazer de Andirá, mobilizou crianças de todas as escolas da rede municipal. O objetivo do projeto, segundo informou o Secretário de Esportes, Profº Daniel Martins, foi ampliar socialização, integração e propiciar práticas educativas de democratização esportiva.  Durante os dias que foram realizados os jogos, os resultados envolvendo os 5º anos das escolas municipais foram grandes, segundo destacou a coordenadora do projeto e diretora de Lazer do município, Profª Paula Roldão.

O evento desta quarta-feira começou com apresentações artísticas, promovidas pelos grupos de dança do Departamento Municipal de Cultura. A Primeira Dama do município e Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, representou o Prefeito Ronaldo Xavier. Segundo ela, a educação mobilizadora acontece de forma efetiva quando há integração de ações, como esta, realizada com os alunos de todas as escolas e o setor de esportes do município. “É um orgulho para nós ver trabalhos como este acontecendo aqui em Andirá. A Secretária de Educação e Cultura, Profª Sirlei Maria de Freitas Aguiar – parceira do projeto -, também esteve presente e falou do empenho dos professores e das escolas neste processo de integração.

O vereador e professor André Rossato (PTB) representou a Câmara Municipal de Vereadores. Ele falou do papel da educação formal e não formal,  da importância da união entre pais e escola para que a formação seja efetiva e com bons resultados; e destacou o trabalho desenvolvido pela diretoria de lazer, sob comando da professora Paula Roldão. As delegações dos alunos das escolas participantes entraram desfilando no centro do Ginásio, carregando bandeiras da instituição. Primeiro, foi anunciado o nome das escolas ganhadoras, na totalidade dos pontos do torneio. A Escola Municipal Ana Neri foi a grande premiada da noite, levando dois kits de Esporte. Todos os alunos, de todas as escolas, ganharam medalhas de participação.