Festa no CCI de Andirá resgata tradição junina
O Arraiá do Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Andirá, do último dia 29, fez vovôs e vovós tirar os pés do chão. A comemoração organizada pela direção e funcionários do estabelecimento, com apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, começou logo cedo com a preparação de quitutes e caracterização dos ansiosos personagens que fariam parte das apresentações folclóricas, após o almoço. Às 13 horas em ponto, o nervosismo deu lugar à alegria e a animada galera da terceira idade mostrou toda a sua performance, arrancando risos e aplausos da plateia composta por convidados e usuários do local, que num misto de saudade e júbilo recordou os tempos de juventude, antigos matrimônios e divertidos arrasta pés nas improvisadas barracas coberta de lona, ao som das chorosas sanfonas.
Além das belíssimas apresentações de quadrilha, casamento caipira, dança dos noivos e bailão, a festança em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João, teve fogueira, pipoca, bolos, milho cozido, doces caseiros e quentão.
A confraternização foi até às 16 horas, quando os animados festeiros, ainda com muita disposição, embarcaram no ônibus da prefeitura para voltar às suas casas, levando a felicidade estampada no rosto e presentes ofertados pela comunidade, através de um grupo de senhoras que participou do evento.
Em razão de compromissos em Curitiba, o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) e sua esposa Ana Lúcia, não compareceram, mas foram representados por servidores das Secretarias de Comunicação e Ação Social.
Para o coordenador do CCI, Aparecido Donizete de Oliveira, o evento resgata a cultura das tradicionais festas juninas e promove a integração entre a comunidade e os idosos que frequentam o CCI.