FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES E EQUIPE PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
A Educação está vivendo um momento atípico por conta da pandemia da covid19 e inúmeras estratégias estão sendo adotadas para implementar o ensino não presencial, já que um dos protocolos para a não disseminação desta doença é o isolamento social.Os professores enfrentaram grandes desafios e foi necessário se adaptarem a novas metodologias e práticas pedagógicas para serem aplicadas nas aulas realizadas remotamente.
A Secretaria Municipal de Educação têm buscado parcerias para ofertar aos professores diversas capacitações on-line, gratuitas visando auxiliar no aprimoramento das práticas pedagógicas.
No ínicio do ano letivo, no mês de fevereiro, antes do início das aulas remotas, os professores tiveram um período de Estudo e planejamento. Nestes dias os professores assistiram vídeos de acolhimento, orientações para o planejamento das aulas remotas e estudo do documento Referencial Curricular do Paraná Em Foco, construído especialmente para este período de pandemia contemplando apenas os conteúdos essenciais.
De acordo com a matéria publicada no portal da transparência em 21 de outubro de 2020 ( Site Prefeitura Municipal de Andirá ) a Editora FTD em parceria com a Secretaria Municipal de educação, tem ofertado várias capacitações aos professores do nosso município no ano de 2020 e essas ofertas tem se estendido para o ano de 2021.
No mês de Março de 2021, a mesma editora ofertou um plantão para auxílio nas atividades remotas e uso do material SIM ( usado pelos alunos da Educação Infantil) foi repassado para os professores e pedagogos das escolas municipais e CMEIs os links de acesso.
O Núcleo Regional de Ensino de Jacarezinho também tem disponibilizado com frequência capacitações e lives sobre conteúdos educacionais e as mesmas são ofertadas aos professores da Rede Municipal de Ensino. Os professores e equipe pedagógica também podem realizar capacitações de diversos assuntos na Plataforma Avamec, o link desta plataforma foi enviado às escolas e os professores podem acessar e realizar os cursos nas horas atividades ou nos horários que estiverem disponíveis.