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A Prefeitura Municipal de Andirá, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta última sexta-feira, 21 de fevereiro, um encontro para formação pedagógica dos professores que atuam na modalidade de apoio aos alunos com necessidades educacionais específicas. De acordo com a Secretária, Profª Rosilene Marques, a proposta do encontro, neste momento de início do ano letivo, possibilita instrumentos didáticos, o aprimoramento das práticas pedagógicas e as estratégias de suporte adequados aos alunos.

O encontro foi ministrado pela equipe do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CEMAM), órgão recém criado através da Lei Municipal 3.892/2025 e sancionado pela Prefeita Ednyra Godoy. O objetivo deste Centro é atender estudantes com defasagens na aprendizagem, deficiência, transtornos e/ ou distúrbios, matriculados na Rede Municipal de Ensino de Andirá, ofertando Avaliação Psicoeducacional, atendimento nos Centros de Educação Infantil – CMEI’s e Escolas da Rede Municipal, orientando aos profissionais da educação e também atendendo com orientações aos pais de alunos, com o intuito de contribuir no processo de ensino-aprendizagem e amenizar as dificuldades individuais de cada criança. 

Os participantes deste encontro de formação tiveram palestras com a Psicóloga Amanda Painer, que falou sobre o vínculo entre professores de apoio, aluno e família; com a Fonoaudióloga Educacional, Maria Angela Mossini Augusto, que falou sobre os transtornos relacionados a educação especial; com a Psicopedagoga, Mona Lisa Selleti Carvalho, que falou sobre leis que regem a Educação Especial e o PEI – Plano Educacional Individualizado; com a coordenadora do CEMAM, Profª Kelen Cristina Ribeiro Pereira; além das boas-vindas e orientações da Secretária de Educação (e equipe técnica), que enalteceu as políticas de atendimento especializado implementadas no município e a importância desta formação para a ampliação de conhecimentos. Foram apresentadas reflexões e orientações a partir dos referenciais acadêmicos, da legislação mais atual, dos contributos em estratégias pedagógicas, as diversas neurodivergências, e o compromisso social e educacional de atendimento em excelência, visando o pleno desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Assim como este curso, durante o ano letivo, outras formações docentes e de equipe gestora já estão prospectadas, em uma estratégia de capacitação continuada e de forte fomento pedagógico que atue de forma ainda mais afirmativo na oferta da educação pública de qualidade.

Texto: Tiago Dedoné

Fonte: Marcinho Briganti / Tiago Dedoné