FUNPESPA comemora 20 anos com lançamento de cartilha, coquetel e homenagens a servidores.
A noite de gala reuniu cerca de 250 convidados no Cine Teatro São Carlos
Em cerimônia marcada por emoção, alegria e boas recordações, o FUNPESPA (Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Andirá) comemorou duas décadas de existência e conquistas, na noite de sexta-feira (27) no Cine Teatro São Carlos, com as presenças de autoridades, diretores da instituição, servidores municipais e outros convidados. Na pauta, o lançamento da “Cartilha Previdenciária” da entidade, História do FUNPESPA e homenagens aos servidores: Abel Franco Rodrigues (Néquinha), o aposentado mais idoso da prefeitura; Orlando Maciel, 2º aposentado mais idoso e Maria das Graças Guiciardi, a mais recente servidora aposentada por tempo de contribuição.
Os Homenageados tiveram suas relevantes trajetórias na prefeitura, narradas pelas conselheiras do FUNPESPA, Alice Mitue Hieda Fernandes, Silvana S. Rossigalle Gonzaga e Ionete Ferraz Araujo Madóglio. Um dos momentos mais emocionantes foi a encenação de episódios da década de 70 vivenciados por “Seu Néquinha”, principal protagonista da noite, interpretados por um grupo de adolescentes do Projovem. A apresentação relembrou o tempo em que o funcionário e sua equipe trabalhavam com o caminhão pipa e as broncas que ele dava nas crianças que brincavam nas ruas, com carrinhos com rodas de rolimã. O brinquedo danificava o asfalto.
O prefeito José Ronaldo Xavier parabenizou os servidores pelos 20 anos de criação da instituição previdenciária lembrando que também é funcionário da prefeitura e que se aposentará pelo FUNPESPA. Lamentou a irresponsabilidade de administrações anteriores que deixaram de repassar ao fundo as contribuições descontadas dos salários dos funcionários e os valores de obrigatoriedade do município, causando um rombo de 18 milhões à instituição. “Divida praticamente impagável que estamos honrando com a transferência de imóveis do município para o fundo e, talvez no futuro, reduziremos até com a entrega do sistema de água e esgoto, se a diretoria da entidade aceitar”. “È o que dá dinheiro”, assegurou.
Já o presidente do FUNPESPA, Aurenilsom Cipriano oficializou o lançamento da Cartilha Previdênciaria e contou a história da instituição, desde a sua criação em 1993 destacando como maior conquista a alteração de seu estatuto em 2011. A mudança apoiada pelo prefeito Xavier e aprovada pela Câmara de Vereadores determina que sua diretoria seja constituída só por funcionários concursados. Até então alguns cargos eram preenchidos por servidores comissionados, inclusive o de presidente, que de acordo com as antigas regras era exercido pelo secretário de administração.
“A mudança foi o divisor de água do FUNPESPA. O antes e o depois. Fato que marcou a história do fundo e nunca será esquecido”, avaliou Aurenilson.
O presidente do Legislativo, José Odair Bonacim, a representante dos inativos do FUNPESPA, Marisa de Rezende Gomes e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Vania Cristina Zenerato, também discursaram manifestando a alegria e satisfação de comemorar os 20 anos do fundo, com os servidores.
Em razão das dificuldades motivadas pela avançada idade, o homenageado Abel Franco Rodrigues ( Néquinha),não compareceu ao evento, mas foi representado por seus familiares e principalmente pelo neto Mauricio Franco Rodrigues, que subiu ao palco para receber o certificado de honra ao mérito, em seu nome. A comenda foi entregue pelo prefeito José Ronaldo Xavier e pelo presidente do FUNPESPA, Aurenilsom Cipriano