A equipe de gestão da Prefeitura de Andirá participou na manhã desta quinta-feira, dia 13, no salão de eventos da secretaria Municipal de Educação, de um encontro de formação em Gestão Pública, com apresentação de experiências exitosas em prefeituras de vários estados. O debate foi norteado pelo ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros; e foi uma realização intermediada pelo deputado estadual Evandro Junior, que também esteve presente. Com o tema “Workshop para gestores públicos”, o debate permeou em orientações sobre como capitalizar estratégias para dinamizar e modernizar o processo de gestão, melhorando o fluxo informacional, os serviços prestados à comunidade, transparência e eficiência.
A Prefeita, Ione Abib, agradeceu o público presente, composto, principalmente, por secretários, diretores de departamentos, diretores de escolas, dos centros de educação infantil, funcionários de diversos setores. O vice - prefeito, Antônio Carlos dos Santos e a vice-primeira dama, Mércia Bonacin dos Santos, também estiveram presentes. “É muito importante a gente copiar, compartilhar aquilo que deu certo em outras cidades. Nós queremos muito desenvolver a nossa Andirá. Estamos buscando parcerias com nossos deputados federais, nossos deputados estaduais, mas ainda são recursos muito escassos. O que eu vejo que temos que fazer é usar a imaginação, fazer uma gestão diferente, voltada para o desenvolvimento. Eu sempre digo que não tenho vergonha de copiar aquilo que deu certo. Estamos aqui para aprender”, destacou a Prefeita.

O deputado estadual Evandro Júnior destacou o papel importante do debate sobre inovação e modernização de experiências públicas. “ Muitas vezes para buscar os recursos nós precisamos de idéias novas de baixo custo e de alto impacto, experiências novas, uma parceria maior por parte da comunidade. Eu acredito que a prefeitura tem que ter a comunidade como sua principal aliada. Não existe mais espaço para fazer uma gestão entre quatro paredes e de porta fechada. Afinal de contas a prefeitura faz a gestão de todos aqueles recursos que toda população paga.
Durante as três horas de explanações e debates, o ex-prefeito de Maringá relatou suas experiências, dificuldades, enfrentamentos e conquistas, sempre, segundo ele, pautado em gestão participativa e buscando inovação. “Foi uma reunião de compartilhamento de experiências com os novos gestores, e também de compartilhamento de coisas que não deram certos. Isso por que a gente aprende dos dois lados. O objetivo é buscar uma gestão de excelência”, ressaltou o palestrante.  Durante o encontro, a prefeita destacou alguns de desafios de Andirá e experiências como o programa Cultura nos Bairros, que além de buscar democratização de acessos do povo às práticas culturais, tem, também, a missão de trabalhar integração de secretarias em ações de prevenção e intervenção social.  O encontro também contou com a participação do vereador Robson Stefanuto, representando a câmara de vereadores e convidados.

Fonte: Da Seccom