A Prefeitura de Andirá iniciou os trabalhos de preparação do terreno para instalação do Projeto Industrial Central Energética Ouro Branco na área rural. A indústria é um empreedimento das empresas Usina Santa Isabel (Novo Horizonte/SP), Automática Sistemas; Equipalcool; e Tecnisugar, essas de Sertãozinho/SP.

O grupo adquiriu uma área de 10 alqueires, onde instalarão uma usina para produção de álcool,  para atender o mercado interno.

De acordo com João Eduardo Negrão, representante do Grupo  “o pool de empresas tem autorização para fabricação de álcool”, esclarece. A previsão é que inicie as atividades industriais em 2011, com a perspectiva de moer aproximadamente 1.000.000 (um milhão) de toneladas de cana/ ano, e criação de cerca de 800 vagas que absorverá mão de obra local e regional. A fase inicial de construção tem início logo após os trabalhos de preparação da área.

João Negrão diz que, “o projeto contribuirá, de imediato, com o desenvolvimento social de Andirá e região, uma vez que para construção das instalações será contratada mão de obra local”.

Sobre aspectos sociais e de desenvolvimento, Negrão complementa, “o projeto prevê a aquisição de matéria prima (cana) das propriedades da região pelo sistema de fornecedor, com processo de corte manual”.

Dessa forma, trabalhadores rurais e profissionais da área de produção alcooleira alimentam boas perspectivas no mercado de trabalho.

Quanto a motivação do grupo em estabelecer, Negrão diz que, “foi feito estudos climatológicos, de solo e produtividade, cujos resultados animaram as empresas na escolha da região e investir no projeto”.

O representante salienta o apoio da Prefeitura de Andirá, destacando o empenho do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), “Dr. Xavier”, em atender, dentro dos princípios legais, eventuais necessidades do Projeto, que dependam do poder público.

Negrão faz um convite aos interessados que desejam conhecer o projeto, que em breve haverá uma base administrativa que permitirá o acolhimento às visitas e principalmente na seleção de mão de obra.

Fonte: Jornal Folha de Andirá - Fred Macedo