A Prefeitura Municipal de Andirá realizou nesta quinta-feira (17), a 1° Conferência Municipal de Política para as Mulheres, com o tema : “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. O debate, que aconteceu na Casa da Amizade, teve como meta a reformulação da ótica da políticas públicas de garantia de direitos; analise conjuntural da participação da mulher nos órgãos de comando e na sociedade, além do diagnóstico de demandas em Andirá.

O encontro foi mediado pela Secretária Municipal de Política para as mulheres de Londrina, Sônia Medeiros, que relatou o histórico de lutas e participação feminina na construção da democracia. Ela destacou que a mulher precisa buscar constantemente a autonomia e investir nos estudos e na participação social, principalmente, nas vertentes políticas. “A mulher é diferente do homem, sua fisiologia é diferente, portanto suas necessidades também. E a política precisa compreender isso, se adequar, para garantir direitos. A própria constituição já garante que somos todos iguais perante a lei. Hoje as mulheres mesmo desempenhando a mesma função de um homem, ganham menos”, destacou,  enaltecendo: "Vocês estão organizadas e pelo que percebi, aqui há abertura para as mudanças, por isso estão de parabéns".

Objetivos

A Primeira Dama do município e Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, falou da importância dos debates. Segundo ela, o município vai criar o Conselho Municipal da Mulher e vai articular a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. "Foi um momento de grande alegria e de organização para nós, mulheres andiraenses. Estamos tendo uma oportunidade histórica de fomentar uma agenda positiva articulada de políticas para o setor, ampliar o diálogo com a sociedade civil organizada neste tema e fazer história", enfatizou.

Segundo ela, entre os principais objetivos da Conferência Municipal está: “Promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas públicas; estimular a criação e o fortalecimentos das organizações de mulheres”

O Prefeito José Ronaldo Xavier participou do encontro e destacou que, no governo municipal de Andirá a participação das mulheres é grande. "80% do funcionalismo da Prefeitura são mulheres. Nos cargos de chefia há grande participação das mulheres e com importante intervenção. Sabemos que não pode-se ", destacou.O evento teve rodas de debates, onde discutiram sobre os eixos temáticos da Conferência. Depois, foram feitas as apresentações das propostas e eleita a comissão de delegados que representará a cidade de Andirá na Conferência Regional e Estadual. O evento contou com a apresentação cultural dos jovens do grupo de dança X Factor, de Andirá. Eles integram o movimento de ativistas culturais do Departamento Municipal de Cultura.