Acordo com empresários foi firmado pelo secretário João Campos, em outubro de 2015, na sede da empresa em Jaguapitã –Pr.

O primeiro aviário de Andirá integrado ao Frigorífico Jaguá Frangos, de Jaguapitã-PR, já está sendo construído no Sitio São José, Bairro Aguinha e a obra conta serviço gratuito de terraplanagem realizado  pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio – Ambiente. Beneficio previsto na Lei Nº 2.696, de 04 de novembro de 2015, sancionada pelo prefeito Xavier com o objetivo de incentivar a avicultura e a suinocultura no município. A iniciativa surgiu de parceria firmada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em outubro do ano passado, com produtores rurais e a empresa jaguapitanse especializada na criação e abate de frangos para exportação e consumo interno. O projeto no sitio São José prevê a construção de dois galpões com capacidade total de alojar cerca 66 mil aves. O segundo, de acordo com o agricultor Olívio Trabaquini, encontra-se na fase preparatória de documentação junto aos órgãos competentes e sua expectativa é de iniciar a construção assim que o primeiro começar a produzir, o que deverá ocorrer em torno de 90 dias. Além de Trabaquini vários produtores interessados nessa diversificação de cultura e renda, têm procurado o Secretário de Desenvolvimento Econômico João Batista Campos em busca de informações e, segundo ele, muitos já receberam a visita de representantes do frigorífico em suas propriedades para a realização de estudos sobre a viabilidade de instalação das granjas. As inspeções dos técnicos são agendadas e acompanhadas por Campos.

No Bairro Dalosse também serão construídos dois aviários nos próximos meses, estes agregados a empresa J.B.S de Jacarezinho. A documentação para o inicio das obras já está em andamento e a prefeitura também disponibilizará os serviços de terraplanagem. Para receber o benefício basta que o responsável pela área rural solicite junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico através de requerimento. “O interesse dos agricultores tem aumentado nossa expectativa de expansão da avicultura em Andirá, que hoje conta com apenas 08 aviários. Número inexpressível se comparados com Barra do Jacaré que possui 46 unidades ativas. A ampliação da atividade no município, além de gerar mais produtividade e renda ao produtor amplia a oferta de emprego direto e movimenta o setor de construção civil, aquecendo a venda de material de construção e a contratação de mão de obra especializada.

É mais dinheiro circulando na cidade!”“, comemora o secretário João Campos, que aposta nessa alternativa de incrementar o desenvolvimento da cidade, considerando que cada aviário gera aos os cofres públicos cerca de R$ 40 mil de ICMS ao ano.

Terraplanagem está praticamente concluída

Frigorífico abate 250 mil aves  por dia