O Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Aramis Linhares Serpa e o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) inauguraram na terça-feira (28), a nova Delegacia de Polícia Civil do município. A obra orçada em cerca de 700 mil reais foi construída pelo governo do Estado na Rua Chico Mendes, próxima à Av. Major Barbosa Ferraz Júnior, em uma área de 2.900 m² cedida pela prefeitura. A estrutura conta com setores administrativo e identificação; recepção; cartórios; sala de delegado; cozinha e refeitório; salas de visitas e de reconhecimento; depósito; garagem; solário,  pátio; sanitários e presídio com capacidade para 78 detentos, a maior cadeia da região.

Ainda é necessário algumas readequações no prédio, mas em breve a nova unidade projetada  para oferecer mais segurança no setor carcerário e conforto aos funcionários e à população na ala administrativa, estará realizando todo atendimento da Polícia  Judiciária andiraense que é desenvolvido nas antigas instalações, às margens da BR 369.

Na avaliação do Secretário de Segurança Pública, Coronel Aramis Serpa, o prédio é grande e oferece boas condições de trabalho, mas o ideal seria construir presídios regionais para que os presos não ficassem nas delegacias. “O ideal seria não ter presos nessas cadeias, que tivessemos grandes presídios regionais. Que os presos viessem, fossem autuados e entregues ao sistema regional. Essa é uma idéia, um planejamento que estamos desenvolvendo no Paraná. Plantamos a semente de que cada região do Estado deveria ter um presídio, uma casa de custódia, de maneira que as delegacias não ficassem com presos. Elas já têm os serviços do dia a dia, o atendimento às pessoas e não tem gente suficiente para ficar cuidando de presos. Preso tem ficar bem acomodado, ter condições de permanência, condições humanas de tratamento e os presídios oferecem isso. Mas é uma idéia, um planejamento para o futuro. No momento, o que o Estado pode fazer é uma cadeia assim. Em condições de manter os presos aqui para que não fiquem jogados ao léu”, explicou o secretário.

Já o prefeito Xavier ressaltou: “É mais uma obra que estamos entregando junto com o governo do Estado, que tem sido nosso parceiro no desenvolvimento do município. É um prédio bonito, moderno, que melhorou o visual desse setor da cidade e que demonstra nossa preocupação com a segurança da população”.

A solenidade iniciada com o Hino Nacional executado pela Banda Musical Municipal, contou ainda com a presença de vereadores, secretários municipais e do alto escalão das Polícias Civil e Militar, do Estado, Subdivisões e do Município. Destaque para o delegado chefe do Departamento de Polícia do Interior, Luiz Alberto Cartaxo Moura; Comandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Rodrigo Larson Carstem; Comandante do 18º BPM, Coronel Rincoski, Comandante do 3º Pelotão PRV, 1º Tenente Piske; Almir Roberto Salmen, delegado de Andirá e Tenente  Jéferson Chamorro Berbert comandando do Pelotão da PM de Andirá.

Fonte: Assessoria - João Campos