Terminou nesta sexta-feira, dia 19, os cursos: Básico em Bambu (primeira fase) e Construindo em Bambu (segunda fase) promovidos pela Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, numa parceria com o Sindicato Rural de Andirá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. A primeira fase aconteceu entre os dias 14 e 15 maio; a segunda, 16, 17 e 18 de maio, nas instalações do Telecentro.

É a segunda vez que este curso é ofertado em Andirá, informou a coordenadora de projetos do Sindicato Rural, Jaqueline Bocato. “A importância é para gente poder abranger a população em geral, especialmente a população rural.  Existem vários cursos para este ano ainda, que acontecerão em parceria com a Prefeitura”, disse. Recentemente foram concluídos cursos de Panificação, Motoniveladora e Mulher Atual, todos frutos desta parceria.

O curso de Artesanato em Bambu surpreendeu e teve produções avançadas de peças de artes, segundo informou a própria instrutora,  Cleide Mattos, professora de Artes Plásticas, que trouxe toda sua experiência e dinâmicas práticas de produção com o bambu, para ofertar não apenas o despertar para a produção artística como, em conseqüência, uma importante alternativa de renda. O curso foi bem recepcionado pelos alunos. "Os Cursos do SENAR PR são levados a campo, destinados a produtores, trabalhadores e familia rural. Tem como objetivo capacitar e qualificar a mão de obra, melhorando a qualidade de vida gerando renda, promovendo a ascensão social do homem do campo. O grupo se manteve interessado, comprometido se envolvendo com a matéria prima e com as inúmeras possibilidades de criaçao que nos proporciona. Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para que o evento fosse o Sucesso apresentado pelos participantes. Agradeço o apoio recebido pela mobilizadora do Sindicato Rural Jaqueline, Prefeita Ione Abib,  Secretaria de Cultura e a todos que contibuíram para que o evento acontecesse a contento de todos, sendo um sucesso", relatou a instrutora.

O Secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, enfatizou que o objetivo deste curso foi mostrar que é possível aproveitar a matéria prima que é o Bambu, que tem bastante na área rural, para instigar a produção de vários objetos de artesanato. “A Secretaria de Cultura tem trabalhado no apoio e diagnóstico dos artesãos de nossa comunidade para que possamos viabilizar políticas públicas de incentivo. O artesanato é uma expressão poderosa de manifestação de arte e também se firma como um potencial econômico instigante para os artistas que figuram por esta área”, disse o secretário.

Ele agradeceu o apoio do Sindicato Rural, Senar e destacou que a Prefeita, Ione Abib, direciona fundamental ótica de apoio às políticas de incentivo à cultura e aos artistas andiraenses. Ele também ressaltou que a Secretaria está trabalhando no apoio ao fomento da Associação dos Artesãos. “Eu já estive visitando a dinâmica de trabalho e apoio do poder público às Associações de outras cidades como Londrina, Cornélio Procópio, e vamos mobilizar esta iniciativa em Andirá também. Já estamos desenvolvendo o projeto. Para isso, contamos com o fundamental apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que buscou recursos junto ao Ministério do Turismo, para que possamos conseguir viabilizar nosso espaço da Casa do Artesão”, relata.

A Prefeita, Ione Abib, visitou a exposição das peças artísticas produzidas, parabenizou alunos e professora pela dedicação e ressaltou o importante potencial econômico da produção do artesanato para a comunidade de Andirá. O Secretário já manifestou ao Sindicato Rural e Senar, o interesse na parceria de outros cursos voltados ás produções de artes, entre os quais, o artesanato com a fibra da folha de bananeira (trançados), cerâmica, o aprofundamento nas técnicas com o Bambu, entre outros.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom