Notícias

Home / Cidade / Notícias

 

Andirá foi palco, neste final de semana (24 e 25 de março) de um curso de capacitação para artistas que integram Bandas Marciais, Musicais e Fanfarras. Integrantes de várias cidades, entre as quais,  Andirá, Cambará, Ibaití, Bandeirantes, Wenceslau Braz, Ribeirão Claro, Ponta Grossa, entre outras, participaram do encontro que teve, como meta, trazer novas técnicas, debater sobre o papel das artes musicais nas comunidades e destacar ações de socialização e integração entre os artistas de várias regiões. O 1º OFCIBAN – Oficina Musical para Bandas e Fanfarras de Andirá -, promovido pela Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação (Seccom), teve norte de capacitação e, segundo o Secretário de Cultura, Tiago Dedoné, deve ser realizado mais um, ainda este ano, fomentando, assim, ampliação de informações técnicas. O encontro também marca o retorno do período letivo dos alunos da Banda Musical de Andirá.

Durante os dois dias de evento, que aconteceu nas instalações das escolas Ana Nery e Pingo de Gente, os artistas foram divididos em salas, onde realizaram treinamentos teóricos e práticos sob coordenação pedagógica de professores especialistas integrantes da Banda Marcial Marista Pio XII, de Ponta Grossa, uma das maiores e mais premiadas Bandas Marciais do país.  Como foi dividido por área instrumental, cada conjunto de alunos ficou em uma sala diferente, durante os dois dias de oficinas, recebendo novos conhecimentos e ampliando debates. Para o conteúdo programático dos instrumentos musicais e percussão, destaque para divisão de naipes instrumentais para o estudo: leitura e aprimoramento, postura e exercícios de respiração, leitura de partitura e execução correta nos instrumentos, dinâmica musical sonora.  Já para o Corpo Coreográfico, Baliza e Mor de Comando, destaque para: Garbo e Postura, Marchas, Expressão Facial e seus Momentos, Expressão Corporal, Ritmo musical.

Para  Gabriel Ferretto, percussionista na  banda Musical Municipal de Andirá, o evento foi muito importante pelas trocas de experiências e novos aprendizados que se configuraram. "Tudo o que se aprende, nada é em vão. Professores nota 10, alunos sedentos de ideias, companheirismo e humildade nas alturas. É difícil esperar por um mundo por mais cultura e menos marginalização?", reflete o músico.

Welinton Valentim, Mor de Comando da banda Musical Municipal de Andirá tambpem enalteceu o contentamento: "Um show de música e marcialidade, adrenalina e amor à arte. esse foi nosso Oficiban. Troca de técnicas marciais, corporais, ética e profissionalismo. Foram dois dias de puro conhecimento para toda a corporação. Agradecemos a Secretaria de Cultura, a nossa Prefeita Ione Abib, por não deixar morrer a garra e a energia de uma tradição tão nobre que é a de banda e fanfarras. Agradecemos a todos os envolvidos". O Secretário de Cultura de Wenceslau Braz, Silvio, agradeceu a oportunidade das bandas e fanfarras da região participarem do encontro de formação: " para nós foi de grande importancia participar de um grande evento como esse, com profissionais de altissimo nível. Nossos alunos ficaram muito felizes em ter esta oportunidade de buscar novos conhecimentos. Agradecemos a secretaria de Cultura de Andirá por nos proporcionar este curso de grande valor para o aprendizado e curriculo dos nossos alunos", declarou. Já o músico Maicom Valentim, também da Banda Musical Municipal de Andirá, o curso foi excelente. " Não teria forma melhor de começar os trabalhos de nossa amada BAMMA, do que com a realização desta Oficiban. Tendo conversado com alguns músicos de outras cidades presentes, eles disseram orgulhosos que é a sensação de estar unidos com outras bandas, fizeram-lhes sentir como se fosse um grande encontro de família", ressaltou. 

Os professores que ministraram as oficinas foram:  Hycaro Andretti (trompete e Flughorn), Amauri Carvalho (Sax Alto, tenor, Clarinete e Flauta), Maurício Peracetta (Trombone, Tuba e Bombardino), Junior Hummel (Corpo Coreográfico, Baliza e Mor de Comando). Na Percussão, Daniel Cardoso, de Andirá. No domingo, para o encerramento, houve uma apresentação de cada área. Os professores também realizaram uma apresentação que encantou os alunos.

 

Fonte: Da SECCOM