“Não há um investimento a mais. Esse direito está sendo garantido graças à economia e a boa gestão da Secretaria Municipal de Educação, que vem desenvolvendo um trabalho sério, de importantes conquistas”. Com essas palavras, a Prefeita de Andiá, Ione Abib, abriu os discursos de agradecimentos a todos da Prefeitura que se mobilizaram para que mais esta conquista fosse direcionada aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Há poucos meses, foi a vez da apresentação do novo material didático, aprovado pelos próprios educadores e que está tendo muito mais efetividade nos debates e implementação dos projetos pedagógicos. Há poucos meses, também, a Prefeitura garantiu uma outra importante conquista: o Kit de Material Escolar, com variados itens e de alta qualidade.

Nesta semana foi a entrega dos novos uniformes. O kit é composto por agasalhos de frio, camiseta, shorts, meias, calçado, de excelente qualidade. Todas as crianças da Educação Infantil e da Educação Fundamental I, receberam. Mais de duas mil crianças atendidas por este projeto que garante mais economia no orçamento das famílias – principalmente para aquelas que têm mais de um filho em período escolar -, sobrando recursos, assim, para que as famílias possam empregar em outras necessidades. O compromisso da Prefeitura de Andirá em garantir  uma educação de qualidade vai além do sistema pedagógico. Tem a missão de proteger as crianças, em todas as esferas. Melhorias nos espaços físicos das instituições também fazem parte deste plano estratégico.

A Prefeita, Ione Abib, esteve visitando as instituições educacionais do município esta semana e realizando a entrega dos novos uniformes. Ela conversou com os pais, informou que o município tem a proteção às nossas crianças como prioridade e lembrou que a Prefeitura irá conceder os uniformes em todos os anos deste mandato, portanto, não há necessidade dos pais pedirem roupas e calçados de tamanhos maiores. “Eu sei que muitos pais querem pegar tamanhos maiores, colocar jornal no sapato, para que durem mais. Mas não precisam fazer isso. Nós queremos as crianças se sentindo confortáveis. O ano que vem tem mais”, disse. A Prefeita disse que investir em educação é possibilitar com que as crianças tenham oportunidade e incentivo aos seus talentos. “Meu esposo sempre dizia que não há nada mais triste que um talento desperdiçado, por falta de oportunidade. Nossa missão é oportunizar condições para que todas estas nossas crianças tenham esta oportunidade”, disse.

A Secretária Municipal de Educação, Professora Laudicea Mello Pereira, destacou que este investimento tem retorno importante para o município, já que nossas crianças estarão todas em sala de aula, incentivadas pelo uniforme, pelos materiais, pelo sistema pedagógico, pelos espaços sendo melhorados. “É um compromisso não apenas com a Educação, mas, como nosso povo, com o desenvolvimento do nosso município”. De acordo com Tais Marques, mãe de um aluno do Centro de Educação Infantil do bairro Santa Inês, esta oportunidade e apoio da Prefeitura propiciou mais tranqüilidade aos pais. “Tem sido muito importante por que as crianças, uniformizadas, ficam iguais, economizam, elas se sentem melhores. As roupas são de muita qualidade. Nós agradecemos muito”.  No ano passado, a Prefeitura também concedeu o uniforme a todas as crianças da Rede Municipal. Uma garantia de direito.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom