114 jovens da classe de 1996, alistados na Junta de Serviço Militar de Andirá, juraram fidelidade a Pátria e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI - em solenidade realizada  na última sexta-feira (29) no Cine Teatro São Carlos. O ato iniciou com palestra enfocando as principais atividades do Exercito Brasileiro, e a conscientização dos compromitentes sobre seus deveres  para com a Pátria. Os temas foram abordados pelo Tenente Passos, do Tiro de Guerra 05.002 de Cornélio Procópio. Em seguida o Guarda Bandeira introduziu o Pavilhão Nacional no local e foi executado o Hino Pátrio.  Na seqüência os jovens prestaram juramento e o presidente da solenidade, Ten. Itacir Cechiato fez uso da palavra para parabenizá-los  e salientar  a importância do momento. “O recebimento do CDI não representa o fim do compromisso com o Serviço Militar, mas o início. “O fato de serem dispensados por excesso de contingente, não os isenta de continuarem à disposição do Exército Brasileiro. “Todo cidadão alistado nas forças armadas, instruídos ou não, integra o contingente de reserva e poderá ser convocado a qualquer momento, caso o País necessite”, destacou. O diretor de patrimônio do município, Reginaldo Aparecido de Souza, também se pronunciou: Representando o prefeito Xavier, ele cumprimentou os compromissados e, a exemplo do Ten. Itacir, insentivou-os a continuarem firmes nas suas responsabilidades assumindo o papel de dignos cidadãos na sociedade. Após os pronunciamentos os  jovens  receberam os Certificados,  entregues pelas  autoridades e, alguns, das mãos de seus familiares   presentes na cerimônia. O documento representa compromisso formal com o Exército Brasileiro e um importante instrumento de inserção social.

O ato foi  presidido pelo 2º  Ten. Itacir José Cechiato, Delgado da 13ª Del.Sv.Ml/15ª CSM de Cornélio Procópio e pela Chefe de Gabinete Nathalia Romano, representando o prefeito José Ronaldo Xavier, Presidente  da Junta de Serviço Militar de Andirá.

O evento foi organizado pelo  secretário da  Junta de Serviço Militar de Andirá, Adalto Aparecido de Brito, que também integrou a mesa de autoridades.

Para ver todas as fotos dessa matéria, click aqui.

Fonte: Secretaria de Municipal de Comunicaçào Social - João Campos