150 jovens da classe de 1995 e anteriores, alistados na Junta de Serviço Militar de Andirá juraram fidelidade a Pátria e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI - em solenidade realizada  na última quarta-feira (21  no Cine Teatro São Carlos. O documento  representa um compromisso formal com o Exército Brasileiro e um importante instrumento de inserção social. O ato  presidido pelo 1º Sargento,Geraldo Feliciano Junior, comandante do  Tiro de Guerra de Cambará, teve início  com o Hino Nacional e a introdução do Pavilhão Nacional no dispositivo, feita por um atirador do TG de Cambará.

A solenidade contou com as presenças  do prefeito José Ronaldo Xavier, Presidente da Junta Militar de Andirá;   Wagner Luiz Calixto, Vice-Presidente da Câmara de Vereadores;  Sargento Segantini, representando  a Policia Militar de Andirá; Adauto Aparecido de Brito, Secretário da Junta de Serviço Militar do município; Jaqueline Polizel, Secretária Municipal de Administração, além de familiares e  amigos dos compromitentes.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo andiraense destacou a importância do serviço militar em sua vida, lembrando o tempo que estudou na Escola de Cadetes da Aeronáutica, por três anos. “Toda a minha trajetória profissional e conduta pessoal, sempre foram pautadas na disciplina e nos conhecimentos que adquiri na escola de cadetes, de onde saí para cursar medicina.  Se Hoje sou médico e estou no cargo de prefeito, não tenho dúvidas  de que foi graças ao serviço militar. Infelizmente  vocês   estão sendo dispensados dessa grande oportunidade por excesso de contingente, porém, vencendo os seus medos, valorizando a família, os estudos, o trabalho e a disciplina,  vocês estarão preparados para enfrentar as dificuldades inerentes à vida social, valorizando a cidadania. Servir a pátria é também respeitar as leis e dedicar-se na pratica do bem e no exercício de nossas funções, com dignidade e respeito à vida. O País precisa de vocês”, sublinhou.

Já o presidente da solenidade, 1º Sargento Geraldo Feliciano, parabenizou os jovens salientando a importância do momento. “O  recebimento do CDI não representa o fim do compromisso com o Serviço Militar, mas o início. “O fato de serem dispensados por excesso de contingente, não os isenta de continuarem à disposição do Exército Brasileiro até a idade de 45 anos. “Todo cidadão alistado nas forças armadas, instruídos ou não, integra o contingente de reserva e poderá ser convocado a qualquer momento, caso o País necessite”. Lembrou ainda que: “O Certificado de Dispensa de Incorporação, garante ao cidadão  o direito de participar de concursos públicos, adquirir  passaportes, concorrer a cargos públicos eletivos, entre outros.

Após os pronunciamentos, os jovens receberam os certificados entregues pelas autoridades, com exceção de alguns, que receberam o documento, das mãos de  familiares.

Para ver mais fotos do evento, click no link abaixo:

Fonte: Assessoria - João Campos