Cerimônia militar foi presidida pelo subtenente Paulo Roberto Vieira e prefeito José Ronaldo Xavier (PTB)

173 jovens da classe de 1993 e anteriores, alistados na Junta de Serviço Militar de Andirá, juraram fidelidade a Pátria e receberam Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI - em solenidade realizada  recentemente no Cine Teatro São Carlos. A cerimônia iniciou com a introdução do pavilhão Nacional  e execução do Hino Nacional. O ato foi presidido pelo subtenente Paulo Roberto Vieira da Silva, delegado da 13ª Delegacia do Serviço Militar da Região de Cornélio Procópio e pelo prefeito José Ronaldo Xavier (PTB). O  falou da  a importância do momento para o País, alertando os jovens que o recebimento do CDI não representa o fim do compromisso com o Serviço Militar, mas o início. “O fato de serem dispensados por excesso de contingente, não os isenta de continuarem à disposição do Exército Brasileiro até a idade de 45 anos. Todo cidadão alistado nas forças armadas, instruídos ou não, integra o contingente de reserva e poderá ser convocado a qualquer momento, caso o País necessite”, ressaltou.

O prefeito Xavier destacou a importância do serviço militar em sua vida, lembrando o tempo que estudou na Escola de Cadetes da Aeronáutica, por três anos. “Toda a minha trajetória profissional e conduta pessoal, sempre foram pautadas na disciplina e nos conhecimentos que adquiri na escola de cadetes, de onde saí para cursar medicina.  Se Hoje sou médico e estou no cargo de prefeito, não tenho dúvidas  de que foi graças ao serviço militar. Infelizmente  vocês   estão sendo dispensados dessa grande oportunidade por excesso de contingente, porém, valorizando a família, os estudos, o trabalho e a disciplina,  estarão preparados para enfrentar as dificuldades inerentes à vida social, valorizando a cidadania. Servir a pátria é também respeitar as leis e dedicar-se na pratica do bem e no exercício de nossas funções, com dignidade e respeito à vida”, sublinhou  Xavier ao parabenizar os jovens.

Além das autoridades já nominadas e familiares dos jovens dispensados, participaram do evento: Secretário da Junta de Serviço Militar de Andirá Adauto Aparecido de Brito e o ex-Secretário Wilson Vasconcelos; Presidente do Legislativo, Prof. André Anderson Rossato; Vereadores Hamilton do Carmo, João Padeiro, Chibata e Pertica; Presidente da ACEAD Silvia Flores e Secretários Municipais.

Fonte: Da assessoria - João Campos