O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), inauguraram na segunda-feira (12) a Agência da Previdência Social (APS) de  Andirá. A unidade construída em uma área de 1.000 m² cedida pela prefeitura, entre as Ruas Minas Gerais e Alagoas, será responsável pelo atendimento de quatro mil segurados fixos, além de uma população de 30 mil pessoas incluindo os municípios de Barra do Jacaré e Itambaracá.A estrutura conta com duas salas para perícia medica, oito guichês, equipamentos de informática, dispositivos de segurança e acessibilidade para idosos e deficientes físicos.

Porém, segundo  o ministro Garibaldi, a unidade só oferecerá todos os atendimentos após a contratação de médicos e servidores através de concurso do INSS que será realizado em outubro. Para o prefeito Xavier a implantação da agência é mais um anseio da população  que está sendo atendido, através de parceria entre o Município  e a União. “ Quando surgiu a oportunidade de implantação da APS  em   Andirá, rapidamente providenciamos o terreno de melhor localização, pois sabemos que  este é um serviço destinado principalmente aos mais pobres e com dificuldade de locomoção. Essas pessoas quando precisavam de atendimento do INSS tinham que  se deslocar a Jacarezinho ou Bandeirantes, muitas vezes sem condições. Enfrentavam filas e passavam por várias dificuldades. A partir de hoje contam com os serviços previdenciários no próprio município”, explica.

“Para mim, a APS representa um benefício muito grande, um conforto maior, pelo fato de não ter que se locomover para outra cidade em busca de atendimento. Principalmente quando se trata  de perícias. Com certeza a vinda dessa agencia  para Andirá é motivo de conforto, tranqüilidade e agradecimento, não só por mim, mas por todos os andiraenses, com certeza”, afirma a  aposentada e pensionista de 75 anos, Mercedes Medeiros Vieira.

Estamos todos felizes  com a  inauguração da Unidade do INSS em nossa cidade. Mas, acho que o alcance e o tamanho dos benefícios devem ser proporcionais às arrecadações, é o que sê espera de uma política justa e solidária, que busca no fim último o bem estar de toda a coletivadade, todavia, não é o que vinha  ocorrendo em nossa cidade, os beneficiário do INSS, tendo que se deslocar para cidades circunvizinhas, no intuito de serem atendidas, gerando desconforto, perdas de tempo e acarretando mais despesas, onerando o já sofrido orçamento de nosso povo.

Por este  e outros tantos motivos é que estamos jubilosos, por esta inauguração, que sem sombra de dúvidas, grandes benefícios proporcionará aos nossos cidadãos, além de cumprir um princípio de reciprocidade, fundada na Lei de ação e reação, pois, a extensão do benefício de ser o mesmo daquele que paga.

Parabenizo nossos administradores, pela conquista  em prol de todos os munícipes”, disse o corretor de imóveis  Benedito Ramos de Souza, 59 anos.

“Até hoje não precisei do INSS,  mas com certeza vou precisar e minha família também. Estou muito feliz. Além de contarmos com os serviços da Previdência Social mais perto de nós, a instalação da agência valoriza o município, isso é excelente”, festeja a jovem Kelem Cristina Marbezani.

A inauguração  contou com as presenças  do senador Roberto Requião;  deputados federais João Arruda André Vargas e Nelson Padovani; superintendente regional   sul do Ministério da Previdência Social Eliane Liza Schimidt;  autoridades locais, do Norte Pioneiro, de  Palmital e Candido Mota, municípios do Estado de São Paulo.

Acesse aqui para ver mais fotos do evento. Depois click nas imagens para aumentá-las

Fonte: Da assessoria - João campos