Não deixe de se exercitar no inverno
|
|
Durante o inverno a preguiça aumenta e passa a ocupar a vontade de praticar atividades físicas. A frequência dos alunos nas academias diminui em média 20% e a inscrição de novos alunos no frio chega a ser 40% menor do que no verão. Nesse período é importante conscientizar as pessoas a dar continuidade dos exercícios, pois além de manter a boa forma também proporciona uma vida mais saudável.
De acordo com o professor de Educação Física e especialista em fisiologia do exercício, Diego Okuma, é necessário manter o mesmo ritmo dos treinamentos durante o inverno. “A atividade física aliada a uma boa alimentação é a melhor maneira de ter uma vida saudável. Muitas pessoas não sabem, mas se praticarem os exercícios no frio com a mesma frequência e intensidade que praticam no verão a chance de perder peso é bem maior, o problema é que nesse período as pessoas tendem a comer alimentos mais calóricos, o que prejudica”.
A ginástica proporciona bem-estar, mais disposição, equilíbrio emocional, alívio do stress, entre outras. Se praticada com disciplina, em três meses é possível atingir a meta desejada, porém, se houver algum interrompimento, em apenas duas semana o corpo volta a estética anterior. “É importante ressaltar que se o aluno paralisa as atividades no frio, quando chega o verão ele não está mais condicionada para manter o mesmo ritmo”.
A aluna Nanci Cordeiro, 59 anos, começou a praticar exercícios há mais de 10 anos, quando teve depressão. “Meu médico me auxiliou a fazer atividades físicas e comecei com a caminhada, atualmente também faço musculação e minha vida mudou completamente, sou mais feliz, mais disposta e estou muito bem de saúde e durante o inverno continuo com meus exercícios normalmente”.
A atividade física deve ser praticada no mínimo três vezes por semana. Para quem deseja iniciar algum tipo de exercício, o professor Diego, explica que o aluno deve realizar uma avaliação física, pois só assim é possível saber sua capacidade. Outra orientação importante do professor é a necessidade de um bom alongamento e aquecimento antes de qualquer exercício. “O alongamento e aquecimento devem ser adequados, pois eles evitam as lesões musculares e distensões”.
No inverno as atividades podem ser as mesmas do verão, mas as realizadas em grupos são as mais indicadas para as pessoas que não conseguem manter um ritmo. “O trabalho em grupo é mais motivante, pois além de serem aulas animadas, com música, pré-coreografadas, também trazem a sensação de cumplicidade no exercício”, diz Diego.
A caminhada é uma excelente opção para manter a boa forma e a saúde, mas para obter um resultado positivo, os praticantes devem manter um ritmo mais elevado. A utilização de roupas especiais e a hidratação são elementos importantes para uma atividade física de qualidade.