Humanização, acolhimento, modernização do sistema, medidas de segurança contra infecção hospitalar, aquisição de equipamentos, recursos. Estes foram alguns dos tópicos da pauta de reunião de apresentação da nova diretoria da Sociedade Hospitalar Beneficente de Andirá à Prefeita Ione Abib. O encontro aconteceu nas instalações do hospital, recentemente, coordenado pela nova diretora Jaqueline Barbosa, e ampliou informações e propostas de parcerias entre o poder público municipal e a instituição hospitalar. A meta é implantar um planejamento de gestão que busque eliminar os problemas que assolam a unidade de saúde, principalmente no que tange a questão de atendimento humanizado, além de buscar excelência para ofertar serviços de qualidade, eficiência e resultados para a população de Andirá, com foco em transparência e modernização.

Um dos pontos apresentados pela nova diretoria é com relação à parceria que está sendo prospectada  junto à Universidade do Norte do Paraná (UENP). “Nós estamos desenvolvendo um projeto muito importante na Uenp; deve demorar uns dois meses por que ainda deve ser aprovado num colegiado, mas o objetivo é para a gente trazer os alunos voluntariamente para fazer o acolhimento na parte do Pronto Socorro. E isso não só com esta universidade. Vamos buscar, também, outros estudantes interessados que sejam da área da enfermagem”. A nova diretoria quer intensificar o projeto de humanização de atendimentos.

Modernização e especialização dos servidores é outro foco de gestão que está sendo iniciado simultaneamente. A nova diretora relatou que nos próximos dias uma comitiva de profissionais enfermeiros vão para Campinas, realizar visita técnica em um hospital de referência em acolhimentos e classificação de risco, onde vão conhecer o funcionamento do hospital e buscar técnicas e modelos de gestão. Jaqueline Barbosa também ressaltou  que estiveram recentemente na Feira Hospitalar, em São Paulo, buscando levantar equipamentos e inovações para adquirir para instituição. “Nós fomos para ver o que de moderno tem e os preços. É um absurdo o que se pagava e hoje a  gente a oportunidade de economizar. Estamos esperando um recurso de uma emenda do deputado Diego Garcia”.

Horários

A diretora também destacou um tema polêmico que nos últimos dias trouxe bastante debate entre os usuários do hospital: o horário de visita. Antes, era duas visitas por dia. Hoje, é apenas uma. Ela justificou, dizendo que  esta foi uma determinação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, depois do registro de dois casos de infecção hospitalar, no mês de abril, que vieram de hospitais de fora. “Foi sempre descontrolado o horário de visita. Entrava até dez pessoas para visitar um paciente. O fluxo de pessoas fora do hospital era muito grande. Então, na reunião da CCIH, a gente decidiu diminuir o horário de visita para um só, justamente por conta destas infecções hospitalares registradas. E nós decidimos este horário, por que a maioria das pessoas trabalha durante o dia”, relatou, informando que também será montado um grupo de humanização interno e externo, em que a diretoria também participará.

A Prefeita, Ione Abib, destacou o contentamento com relação ao novo plano de gestão do Hospital. Uma das principais áreas de desafios e projetos do governo municipal é a Saúde, a qual vem recebendo recursos e apoio para poder ampliar modernização e projetos. A Prefeita tem buscado recursos juntos aos deputados, ministério e secretaria de Estado para a Saúde. Participaram da reunião: Valdir Bocato, a Prefeita Ione Abib, Gilson dos Santos, Ednyra Godoy, Andrea Manfrin, Luis Augusto da Silva, Jaqueline Barbosa da Silva, Solange Mafio, Sara Aparecida de Moraes, Diego Antônio da Silva, Claudemir Dragone e o secretário municipal de Saúde, Paulo Cesar Fernandes.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom