Os cinco novos membros do Conselho Tutelar de Andirá tomaram posse, na manhã deste domingo (10), no Cine Teatro São Carlos, e já deram início aos trabalhos. A solenidade contou com a presença autoridades políticas, representantes do Ministério Público e familiares dos novos conselheiros, que vieram prestigiar o evento coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e marcado por um clima de muita expectativa. A Primeira Dama do município e Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, destacou a importância do órgão no processo de garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Andirá e desejou sucesso aos novos conselheiros, que terão mandato até 2020. Ela informou que no mês de novembro a Secretaria promoveu um curso de capacitação para os novos conselheiros, ampliando informações sobre as atribuições e as leis que regem o cargo. “Ser conselheiro tutelar não é uma tarefa fácil. Porém, digna, pois tem por objetivo defender e zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, que precisam ter prioridade absoluta”, destacou.

A Primeira Dama ainda lembrou que no último dia 07, a Secretaria também mobilizou um encontro entre todos os novos conselheiros e os representantes dos órgãos que compõem a Ação Social, para apresentar as políticas de assistência social e destacar alguns pontos estruturais como, por exemplo, a Lei Municipal que regulamenta o Conselho Tutelar e o funcionamento de questões de Recursos Humanos. Para o vereador Wagner Calixto, representante do Legislativo Municipal, os trabalhos serão árduos, mas gratificante. “Vocês precisarão estar unidos, com o executivo, legislativo, Ministério Público. Vocês terão o dever de cuidar das nossas crianças, dos nossos jovens. Terão toda estrutura para desenvolver um bom trabalho”.

O Promotor de Justiça, Daniel Pedro Lorenço – que esteve acompanhado do Promotor Guilherme Afonso Larsen barros -, disse, durante explanação, que este é um dia de festa, de comemoração e que outros encontros para debates serão agendados. “Vamos marcar uma reunião no Fórum ou na sede do Conselho para que a gente possa programar o nosso trabalho. O trabalho de vocês tanto quanto é prioritário. O trabalho com o futuro da população precisa ser muito bem feito, para que não se desviem do caminho ou se percam numa sociedade que poderia ser melhor. Como órgão autônomo e independente que é, também, um trabalho de formulação de políticas públicas”, disse.

A Chefe de Divisão da Proteção Básica e Especial da Secretaria de Ação Social, Silvane Marcela Mazzur, leu as referências da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dão aporte  aos trabalhos de defesa do Conselho Tutelar.  Os novos conselheiros assinaram o termo de posse e receberam os certificados das mãos da vice – presidente do CMDCA, Valéria Aranha Meneghel, formalizando a finalização dos trabalhos. Eles já começaram os trabalhos neste domingo.

Compõem o novo quadro, os seguintes membros: Valéria Santana, Rosimari de Melo Silva, Robson Henrique Barbosa, Paula Vanessa Attuzo, Ronivaldo Visoto.