Novos Conselheiros Tutelares tomaram posse neste domingo, no Cine Teatro São Carlos
Os cinco novos membros do Conselho Tutelar de Andirá tomaram posse, na manhã deste domingo (10), no Cine Teatro São Carlos, e já deram início aos trabalhos. A solenidade contou com a presença autoridades políticas, representantes do Ministério Público e familiares dos novos conselheiros, que vieram prestigiar o evento coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e marcado por um clima de muita expectativa. A Primeira Dama do município e Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, destacou a importância do órgão no processo de garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Andirá e desejou sucesso aos novos conselheiros, que terão mandato até 2020. Ela informou que no mês de novembro a Secretaria promoveu um curso de capacitação para os novos conselheiros, ampliando informações sobre as atribuições e as leis que regem o cargo. “Ser conselheiro tutelar não é uma tarefa fácil. Porém, digna, pois tem por objetivo defender e zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, que precisam ter prioridade absoluta”, destacou.
A Primeira Dama ainda lembrou que no último dia 07, a Secretaria também mobilizou um encontro entre todos os novos conselheiros e os representantes dos órgãos que compõem a Ação Social, para apresentar as políticas de assistência social e destacar alguns pontos estruturais como, por exemplo, a Lei Municipal que regulamenta o Conselho Tutelar e o funcionamento de questões de Recursos Humanos. Para o vereador Wagner Calixto, representante do Legislativo Municipal, os trabalhos serão árduos, mas gratificante. “Vocês precisarão estar unidos, com o executivo, legislativo, Ministério Público. Vocês terão o dever de cuidar das nossas crianças, dos nossos jovens. Terão toda estrutura para desenvolver um bom trabalho”.
O Promotor de Justiça, Daniel Pedro Lorenço – que esteve acompanhado do Promotor Guilherme Afonso Larsen barros -, disse, durante explanação, que este é um dia de festa, de comemoração e que outros encontros para debates serão agendados. “Vamos marcar uma reunião no Fórum ou na sede do Conselho para que a gente possa programar o nosso trabalho. O trabalho de vocês tanto quanto é prioritário. O trabalho com o futuro da população precisa ser muito bem feito, para que não se desviem do caminho ou se percam numa sociedade que poderia ser melhor. Como órgão autônomo e independente que é, também, um trabalho de formulação de políticas públicas”, disse.
A Chefe de Divisão da Proteção Básica e Especial da Secretaria de Ação Social, Silvane Marcela Mazzur, leu as referências da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dão aporte aos trabalhos de defesa do Conselho Tutelar. Os novos conselheiros assinaram o termo de posse e receberam os certificados das mãos da vice – presidente do CMDCA, Valéria Aranha Meneghel, formalizando a finalização dos trabalhos. Eles já começaram os trabalhos neste domingo.
Compõem o novo quadro, os seguintes membros: Valéria Santana, Rosimari de Melo Silva, Robson Henrique Barbosa, Paula Vanessa Attuzo, Ronivaldo Visoto.