A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma diversa programação em alusão ao Outubro Rosa - Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrada neste mês de outubro. Várias atividades estão sendo realizadas com a meta de conscientizar as mulheres andiraenses sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão mobilizadas com distribuição de material ilustrativo, panfletos, orientações, consultas, exames preventivos e ações de conscientização sobre prevenção da Saúde da Mulher.

Cada Unidade preparou, com decoração alusiva, e um atendimento personalizado, um espaço humanizado para ampliar a disseminação das informações e efetuar os atendimentos. O preventivo já acontece com atendimento semanal, mas, neste mês de outubro, segundo informa a Secretaria de Saúde, o trabalho se intensifica, com um Dia D, especialmente voltado ao exame preventivo. Será no sábado, dia 20, no Posto de Saúde Central. Vários consultórios estarão sendo preparados para atender a demanda. Ao todo,serão 100 atendimentos neste dia 20 e os interessados podem se inscrever no Posto de Saúde mais próximo de sua casa.

A Secretária Municipal de Saúde, Ednyra Godoy, destacou o empenho de toda equipe em organizar os espaços e cronogramas de atividades para atender, com carinho, toda a população: “ Cuidar da saúde é um ato de amor. Em Andirá fazemos os preventivos de câncer de útero nos postos de saúde dos bairros , e juntamente,o pedido de mamografia ,semanalmente, durante todo o ano. Precisamos conscientizar  de que o cuidado da prevenção pode salvar vidas”, destacou.

Na sede administrativa da Prefeitura, a Prefeita,Ione Abib, Secretários e os demais funcionários dos diversos setores  também aderiram a campanha  e vestiram de rosa, para lembrar da importância de unir forças a favor da saúde da mulher.