Pacientes atendidos na 1ª Feira de Saúde de Andirá são reavaliados
|
|
A 1ª Feira da Saúde de Andirá, realizada no mês de abril, tendo como tema central o câncer bucal, proporcionou o acesso da população à profissionais da saúde, com um excelente resultado. Durante os três dias de evento, médicos, dentistas, enfermeiros e demais envolvidos com a saúde, estiveram explicando e orientando os participantes de como se prevenirem de várias doenças.
Os atendimentos odontológicos, feitos pelos profissionais do CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, de Ponta Grossa, em aproximadamente 250 pacientes, apresentou 20 casos com lesões. Para dar continuidade ao tratamento e fazer a prevenção de um possível câncer bucal, na segunda-feira, 01, os dentistas retornaram a Andirá, onde fizeram reavaliação nos pacientes com lesões. Dos 20 consultados, sete precisaram realizar a biópsia. Apesar de não resultar em nenhum caso positivo de câncer bucal, dois pacientes apresentaram lesões com potencial de se transformarem em câncer.
Segundo a dentista e coordenadora da Feira de Saúde, Dayse Galdino, essas campanhas são de grande importância para a comunidade, pois o diagnóstico precoce permite que o tratamento seja menos mutilante e aumente as chances de cura. “Todos os pacientes que realizaram a biópsia terão acompanhamento no Posto de Saúde de Andirá e se for preciso serão transferidos para Ponta Grossa, onde receberão os tratamentos adequados”.
Dayse agradeceu aos profissionais do CESCAGE, pelo trabalho oferecido em Andirá e disse ainda que a realização do projeto só foi possível através do apoio do prefeito José Ronaldo Xavier e do Secretário de Saúde, José Roberto.