Conhecer um pouco mais sobre a história de nossa cidade, descobrir vestígios de povos que aqui viveram, catalogar peças que remetam a esta história, é mesmo fascinante. A arqueologia é uma das áreas de estudos que mais mobiliza a curiosidade e aqui mesmo na região do Norte Pioneiro, sítios arqueológicos já foram encontrados, ampliando informações históricas de várias cidades. O último encontrado foi na cidade de Cambará, onde três sítios arqueológicos foram detectados numa parceria entre pesquisadores e a empresa Espaço Arqueologia. Nesta última terça-feira, dia 24, Andirá sediou um Fórum de debates sobre patrimônio cultural e arqueologia.

O evento, ministrado pelas pesquisadoras da mesma empresa que atuou nas identificações, em Cambará, teve apoio da Prefeitura de Andirá, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Comunicação. Professores, diretores de escolas, representantes da educação municipal estiveram presentes. A Escola Municipal Ana Nery, também esteve presente com alunos e professores do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outra instituição que participou do evento foi a Escola Estadual Barbosa Ferraz, com as presenças dos professores, alunos e a diretora, Silvia Renata, que destacou a importância do tema para ampliação de conhecimentos sobre a história da cidade.

De acordo com TateAne Amorim, que está realizando estas palestras em várias cidades da região, o intuito do evento foi promover o debate e disseminar o saber produzido, afim de que as  comunidades conheçam os sítios arqueológicos regionais para ampliar a valorização e preservação dos seus patrimônios culturais. A Prefeita, Ione Abib, a secretária de Educação, Laudicea Pereira Mello e o de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, participaram do encontro e também destacaram a importância do debate e a socialização de conhecimentos.

Fonte: Da SECCOM