Para fortalecer as políticas de apoio às micro e pequenas empresas, Andirá inaugura Sala do Empreendedor

Incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novos negócios, regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEIs). Esse é o foco da Sala do Empreendedor inaugurada nesta quarta-feira, dia 16, pela Prefeitura de Andirá, com apoio do Sebrae. A iniciativa faz parte dos projetos de desenvolvimento econômico do município, como destacou a Prefeita, Ione Abib, durante suas explanações.
Ela ressaltou a importância da regularização das micro e pequenas empresas, para a ampliação de informações, fomento de créditos, e inclusive para que muitas delas também possam participar de processos de licitação junto à Prefeitura. A chefe do executivo também enalteceu a importância da iniciativa ao destacar que o espaço conta com estrutura adequada para atender os pequenos negócios. A solenidade de abertura dos trabalhos aconteceu no hall de entrada da Prefeitura, contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes de instituições sociais, instituições bancárias, do Sebrae, servidores e imprensa.
Entre os convidados, esteve presente o consultor de mercado da Fomento Paraná – órgão do Governo do Estado, responsável por financiamentos de projetos – Luiz Renato Hauly. Ele discursou parabenizando o município pela iniciativa e declarou que a Sala do Empreendedor é um mecanismo de acesso a informações e ações para projetar e apoiar micro e pequenos empreendedores, realizando o sonho de ter seu próprio negócio, regularizar e, conseqüentemente, gerar emprego e renda. A Fomento Paraná trouxe uma Van e instalou em frente a porta principal da Prefeitura, com exposição dos matérias informativos e consultoria.
Durante o ato inaugural, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, agradeceu a participação dos presentes e enalteceu que este projeto tem uma missão estratégica de ampliação das políticas de apoio e incentivo aos micro e pequenos empreendedores. A sala tem como finalidade atender empresários do município sejam eles MEIs, microempresas ou empresas de pequeno porte. O espaço está sob coordenação da agente de desenvolvimento, Jenifer Correia. Mesmo sendo inaugurada nesta quarta, os serviços de atendimento à população já estavam sendo realizados desde o final de julho. Em menos de 30 dias, já foram 163 atendimentos, sendo formalizações, busca por informações, consultas prévias, auxílio com alvará, emissão de certificado, informações sobre crédito e baixa. Somente em agosto foram 105 atendimentos, até o momento. O atendimento na Sala do Empreendedor é gratuito e ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 hrs e das 13: 30 às 17 hrs , no prédio principal da Prefeitura.
