Artistas de Andirá se reuniram nesta terça-feira, dia 10, para participar do I Workshop de Gestão e Empreendedorismo Cultural, promovido graças a uma parceria entre a Prefeitura de Andirá (através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação) e o Sebrae. O encontro teve como missão capacitar e orientar os artistas sobre como regulamentar documentalmente seus serviços para que tenham mais espaços no mercado de trabalho. O primeiro passo foi mostrar como se tornar um MEI – Micro Empreendedor Individual, os benefícios. Artistas das áreas de música, teatro, artes plásticas, artesanato, entre outras, participaram da oficina ministrada pelo consultor Paulo Di Chiara, e fizeram vários questionamentos, tirando dúvidas.

A representante da Sala do Empreendedor, Jeniffer Correia, também esteve presente e orientou os participantes sobre os diversos serviços ofertados pelo órgão, especialmente consultoria contínua gratuita. A Prefeitura de Andirá está transformando o modelo de gestão. Isso por que em várias áreas dos setores da administração municipal seguem norteamentos profissionais orientados pelo Sebrae. Principalmente áreas como licitação, compras públicas, gestão estratégica. O Secretário Municipal de Administração do município, Marcos César Caetano Pimenta, durante o evento, também explicou sobre os procedimentos de contratação da prefeitura e a importância da regulamentação documental, para quem tem interesse em vender seus produtos e serviços.

O Secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, disse que o Workshop é o primeiro passo de uma capacitação contínua.  “ Nós estamos seguindo uma proposição da Prefeita, Ione Abib, que pediu a todos os secretários articulações estratégicas para ampliação de geração de emprego e renda. Como Secretário de Cultura, então, partimos para a busca de ampliar o diálogo com os artistas das diversas áreas e mobilizar capacitação, orientação, para que tenham forças nas disputas do mercado de trabalho cultural”, enalteceu.

O músico e regente musical Gabriel Henrique dos Santos achou importante para a comunidade artística esta oficina: “Achei muito importante por que incentiva o trabalho dos artistas e também incentiva o município”.  Rena Aparecido Camargo, também músico, também aprovou. “Esse curso é muito bom. Viável na questão da contratação. Bem completo, vem professores qualificados, adequados. A Prefeitura está de parabéns”, destacou. O curso terá continuidade com mais dois módulos.

Fonte: Da Seccom