A Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar iniciou as atividades da semana de mobilização do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha, promovida durante todo o mês de maio pelo Governo Federal, tem como proposta a discussão sobre formas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de lembrar a importância do Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é 18 de maio.

Em Andirá, a Prefeitura organiza e promove atos de mobilização na perspectiva de avançar o processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual. Em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, por exemplo, projetos, debates e produção de cartazes e outros materiais pedagógicos estão sendo mobilizados pelos professores e alunos, que farão exposições em locais públicos como o Cine Teatro São Carlos e Prefeitura. Para lembrar a data do dia 18, a Secretaria de Assistência Social estará realizando em parceria com as escolas do município uma passeata, às 9 horas, com saída em frente ao Banco do Brasil e término na sede do CRAS, na rua São Paulo, onde ocorrerão apresentações culturais alusivas e orientações acerca do tema.

Na hora do almoço e no período da tarde haverá blitz em frente ao Cine Teatro São Carlos.  O objetivo é ampliar a disseminação de informações, distribuir panfletos informativos e conscientizar a população da importância de estar atento e de denunciar em casos de suspeitas. As denúncias podem ser feitas no Disque 100 / CREAS 3538.3904 / Conselho Tutelar: 35381151 e 99189.7093, prevalecendo o sigilo do denunciante.