Visando orientar de forma lúdica, crianças de 06 a 10 anos, sobre como identificar precocemente abusos e violência sexual e gerar atitudes de auto-proteção, a prefeitura de Andirá, através do CREAS ( Centro de Referencia em Assistência Social, promoveu  nos dias 10 e 11 de maio, no Cine Teatro São Carlos, a peça  “Vim ver Maria”, interpretada pelo grupo teatral ‘Soarte” de Ourinhos – SP.

A iniciativa com vistas no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração da Criança e Adolescente”, celebrado em 18 maio, contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“Vim ver Maria” mostra a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova, é vítima de abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais.

Dentro dessa narrativa, o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos  que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo a vergonha e, em seguida, as atitudes  que a  levará   a enfrentar a situação e denunciá-la . A peça se propõe a mostrar essa realidade à criança, de maneira direta e  com humor , orientando-a  sobre o tema.

Outra peça encenada pelo grupo Soarte, em duas apresentações na segunda-feira (09), foi “O Viajante Tapalhão”. O espetáculo é inspirado na obra “O Turista Aprendiz”, do escritor Mario de Andrade, que conta uma de suas viagens feita em 1928. O livro foi adaptado para a peça infantil divertida, que conta a história de um passageiro atrapalhado numa viagem pelos estados do norte e nordeste do Brasil. Nessa viagem ele descobre riquezas culturais de cada região, revelando ao público as danças, a culinária, a músicas e as tradições populares do nosso povo.

Cerca de 2.500 alunos das escolas municipais de ensino fundamental e infantil e da Escola Especial Raio de Luz, assistiram  as peças.

Fonte: Da assessoria - João Campos