Olá! A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a 18ª Regional de Saúde e com o apoio da FioCruz, está realizando uma pesquisa para saber qual percentual da população já apresentou exposição ao vírus da COVID-19. Para obter essa informação, será realizada entrevista e teste rápido para identificação de anticorpos.

A pesquisa será realizada no próprio município, com uma amostra da população.

Neste momento, estamos convidando você que tem entre 18 e 59 anos, que é morador da cidade de Andirá e que esteve trabalhando nos últimos 3 meses, em atividades com contato direto com clientes nos seguintes estabelecimentos ou ramos de atividades essenciais, conforme decreto estadual:

✓ Academias;
✓ Açougue;
✓ Agências bancárias;
✓ Agricultores;
✓ Agropecuários;
✓ Atividades de advogados e
contadores que não puderam ser
prestados por meio de trabalho
remoto;
✓ Cartório de registro civil, notas e
imóvel;
✓ Casas lotéricas;
✓ Caminhoneiros;
✓ Cemitério;
✓ Coleta de lixo;
✓ Distribuição de água, gás e bebidas;
✓ Entregador de mercadorias
✓ Taxistas.
✓ Transporte coletivo de funcionários
de empresa ou indústria;
✓ Tratamento de água e esgoto.

1. Como será a realização do exame e a coleta de dados?
Antes de fazer o exame (coleta de gota de sangue da ponta do dedo, semelhante ao teste do Diabetes), será feito uma entrevista e avaliação com profissional de saúde. Terá duração aproximada de 30 minutos.

2. Informações importantes que você precisa saber caso queira se voluntariar!
✓ NÃO podem participar quem possuí: a) problemas de coração graves ou descompensados, b) problemas respiratórios graves ou descompensados; imunodeprimidos; doentes renais crônicos em estágios avançados (3, 4 ou 5); pessoas com Diabetes mellitus descompensados (com valores da glicemia [açúcar no sangue] descontrolados) e gestantes.

✓ A participação é VOLUNTÁRIA, você não receberá nenhuma remuneração financeira para participar.

1 Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, com Parecer nº 4.029.737/2020

Leia as informações:

✓ A inscrição como voluntário, não garante que você será sorteado para coleta do exame, pois o número de kits de testes rápidos disponíveis para pesquisa é limitado. Todos os voluntários inscritos terão a mesma chance de serem sorteados para coleta de exame.

✓ A seleção dos participantes voluntários será realizada por sorteio em programa de computador, na presença de representantes do Poder Judiciário, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, Associação Comercial e da UENP.

✓ O voluntário que for sorteado para participar, será informado por telefone o dia, o horário e local da coleta. No local, será lido e esclarecido o Termo de Consentimento. A qualquer momento o voluntário poderá se manifestar quanto ao desejo de não continuar na pesquisa.

✓ O contato com os participantes que forem sorteados será a partir dos números de telefone e celular da UENP (99115-4181, 99981-5194 ou 99825-9652).

✓ Fique atento aos números de telefones informados. Qualquer contato referente a pesquisa de outro
telefone, deverá ser desconsiderado!

✓ Caso os dados informados pelo voluntário estejam incompletos ou fora dos critérios de seleção apresentados, não será inserido para o sorteio.

✓ Caso o voluntário selecionado, apresente febre ou sintoma de gripe nos 3 dias anteriores (72 horas) a coleta de dados, ele não poderá participar da pesquisa e será orientado a procurar a Unidade de Referência de seu município para consulta médica.

✓ Essa pesquisa não é para diagnóstico da COVID-19, pois os testes rápidos não têm função de diagnóstico! Ela servirá para conhecermos mais sobre a circulação do vírus (se a pessoa teve o vírus ou foi exposta a ele) em nossa região e assim auxiliar as autoridades locais e regionais no planejamento das ações.

✓ Os testes rápidos para identificação sorológica de anticorpos contra COVID-19 apresentam probabilidade de erros, que serão informados aos voluntários antes da coleta.

✓ Somente serão utilizados testes com registro na ANVISA.

✓ Caso seja identificado algum voluntário com resultado positivo, será encaminhado para Unidade de Saúde de Referência do Município para avaliação médica e, a partir de então, seguir com as orientações recomendadas nos protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

✓ Ainda não há estudos que comprovem que a presença de anticorpos contra COVID-19 protege contra uma nova exposição, por isso reforçamos que todas as medidas de precauções recomendadas pelas autoridades de saúde sejam mantidas.

✓ Mesmo que o voluntário apresente resultado negativo, as medidas de precauções recomendadas pelas autoridades de saúde devem ser mantidas.

3. O que você precisa para se inscrever?

Você precisará informar:
✓ Nome completo
✓ Data de Nascimento
✓ Qual sua profissão
✓ Número de celular ou telefone para contato, caso seja sorteado para coletar o exame
✓ Cidade que você mora;

4. Como posso me inscrever?

Você pode se inscrever por whatsapp ou por e-mail:
Enviar mensagem: (43) 99981-5194 ou; (43) 99825-9652
Enviar e-mail: pesquisacovid@uenp.edu.br

5. Quando posso me inscrever?
Começa: 29/06/2020 (Segunda) às 12 horas
Termina: 02/07/2020 (Quinta) às 19 horas

* Inscrições realizadas fora do prazo, não serão consideradas!

Contamos com a colaboração da comunidade. Com respeito ao próximo, união e cooperação, iremos virar essa página!