Com o intuito de melhorar ainda mais os trabalhos de distribuição de água na cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Andirá (SAMAE) está aplicando um planejamento de gestão sério, integrado e efetivo de diagnósticos e serviços, buscando resolver as várias demandas do sistema. Uma das necessidades mais urgentes que já estão conseguindo equacionar é a distribuição nos bairros que compõem a região da Vila Americana – uma das mais populosas da cidade - onde a população sofria muito com a ineficiência do sistema e agora os resultados da gestão começa a acontecer de forma afirmativa.

Nos próximos cinco dias, será a vez de ajustes no Poço da rua Ivaí, cuja produção vai para a rede central. Para ampliar a eficiência o Samae fará a troca da tubulação e isso poderá ocasionar, neste período, um déficit de distribuição. Por isso o Sistema pede à população que economize a água. Para se ter uma noção estatística, a capacidade de produção deste Poço é de 100 m³ (cem metros cúbicos), porém, hoje, consegue-se produzir apenas 53%; ou seja, praticamente a metade do que é possível se a estrutura fosse mais moderna. De acordo com o Presidente do Samae, Antônio Carlos Pícolo Furlan, com estas melhorias que serão realizadas nestes próximos cinco dias, a unidade terá 95% de captura de produção, melhorando e ampliando muito mais.

A falta de chuva e o excesso de calor neste período contribui naturalmente para que as pessoas consumam mais água nestes dias. Com os ajustes que serão feitos no Poço da Ivaí, regiões  altas da cidade como, por exemplo, parte da Industrial, região do Samae, parte alta da Vila Americana, entre outras, poderão ser prejudicadas na distribuição. Por isso, o Samae pede a população compreensão e economia nestes próximos cinco dias. Na última semana, o Presidente esteve em Brasília, onde reuniu-se com o deputado federal João Arruda, quem articula um recurso junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para que Andirá consiga operacionalizar redes de esgoto em toda a cidade. A Prefeita, Ione Abib, tem mobilizado as parcerias para que esta demanda antiga da cidade possa ser equacionada o quanto antes.