A Prefeita de Andirá, Ione Abib, se reuniu nesta terça-feira, dia 10, com a diretora-geral da Faculdade do Norte Pioneiro – FANORPIGraça Zurlo, e com o representante da Associação dos Catadores de Recicláveis de Andirá, Robson, para conhecer mais detalhes do projeto de parceria entre a instituição de ensino superior e a associação, que encontra-se, no momento, parado. O encontro teve como objetivo levantar informações sobre um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de 2012, junto ao Ministério Público, em que a instituição assina juntamente com a Prefeitura a respeito do tema Coleta Seletiva.

A Fanorpi coordenou um projeto  em Andirá, cujo o objetico era propor o aporte de capacitação dos profissionais coletores de recicláveis, legalização e mobilização organizacional da associação, diagnósticos sociais dos membros e até no aspecto de intervenção para aquisição de equipamentos. Mas segundo a diretora da instituição, as dificuldades foram muito grandes. “Houve muitas dificuldades. Mas a instituição cumpriu o que foi colocado para fazer. Temos toda a documentação à disposição. É um projeto que, inclusive, chegou a ser notícia na revista Exame. Nós estamos à disposição para ajudar. É só nos chamar”, disse ela, destacando que será encaminhado à Prefeita Ione Abib um relatório descritivo sobre como ocorreram as aplicações dos trabalhos. Ela conta que o projeto chegou a ter grande mobilização na cidade, com cursos e até mesmo trabalhos de arrastão em bairros, levando informações e materiais para os moradores. As ações aconteciam em parceria com alunos da faculdade, de várias áreas, que segundo ela, também faziam o acompanhamento.

A Prefeita agradeceu o empenho e disponibilização da diretora. Eles também conversaram sobre os próximos passos desta parceria. Ione sugeriu que poderia ter um foco maior em projetos e campanhas de conscientização junto às instituições de ensino do município e outros movimentos comunitários. Outro ponto debatido foi a necessidade de um sistema de controle mais eficaz na entrada do Lixão. Segundo Robson, que trabalha nas proximidades (onde também fica a sede da Associação), já houve casos de caminhão com placas de Ourinhos (SP) tentar descarregar lixo no local. A Prefeita também se colocou a disposição da Associação e da Faculdade para auxiliar no fomento de ações de parcerias. Também participaram da reunião, o advogado Odair Batista e o procurador do município, Murilo Correa.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM