A Prefeitura Municipal de Andirá está mobilizando vários setores para resolver os problemas do lixão municipal, que precisa se transformar em Aterro Sanitário adequado conforme as normas estabelecidas. E este é um grande desafio da gestão, que inclusive conta com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público. E há várias situações que precisam ser resolvidas envolvendo a temática. A primeira delas é a própria adequação do Lixão. De acordo com a Prefeita Ione Abib, cidades da região já contam com Aterro e, Andirá, ainda não conseguiu resolver. Ela já colocou toda equipe de secretarias e do Samae para buscar a solução rápida, no que tange a infraestrutura; há, também, a questão da Associação de Catadores de Recicláveis, que opera no local e que precisa de estrutura e adequações em vários aspectos. Também existe um TAC de 2012 com relação ao tema; além um de Plano de Recuperação de Áreas Degradas (PRAD), solicitado por órgãos ambientais.

Outra questão é sobre as empresas de coletas de entulhos e galhos, que não podem mais operar jogando o material no lixão. Nesta segunda-feira, dia 09, a Prefeita reuniu os empresários do setor e também representantes da Prefeitura para informar sobre a decisão, debater o tema e encontrar solução. Ela ouviu as observações dos empresários que se dispuseram a trabalhar pela regularização de situações para que os trabalhos sejam adequados, conforme a legislação.

Fonte: Tiago Dedoné / SECCOM