Com o saguão do prédio decorado em cores e mensagens alusivas, a campanha mundial de conscientização “Outubro Rosa”, teve início na Prefeitura Municipal de Andirá nesta quinta-feira (01), em clima de integração e informações sobre as lutas contra o câncer de mama. A Primeira Dama do município e Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, acampou a mobilização e destacou, durante discurso de abertura, a importância dos cuidados  e prevenção. Ela disse que a Prefeitura estará promovendo um mês intenso de trabalhos e ações de conscientização e exames preventivos nas Unidades Básicas de Saúde. “Temos que refletir sobre a importância de buscar informações e se cuidar. Estamos nos mobilizando, enquanto agentes públicos, para possibilitar o máximo possível de informações e acesso da população aos exames e cuidados”, disse.

Na solenidade de abertura, que aconteceu no período da manhã e contou com a participação de funcionários da prefeitura, além das várias orientações sobre o objetivo da campanha mundial, foi proporcionado momentos de integração, durante um café da manhã. As mulheres também receberam lembrancinhas e todos receberam a fita dobrada, símbolo do Outubro Rosa. O Prefeito José Ronaldo Xavier, que também é médico, parabenizou a iniciativa e falou com os presentes sobre as formas de detecção do câncer de mama. Ele lembrou que não são só as mulheres que são vitimas desta patologia. Homens também precisam cuidar, embora o índice de afetados seja menor. Xavier pediu que todos fizessem os exames. “O exame periódico é muito importante por que nem sempre é detectado facilmente. Façam o exame da mamografia. Prevenir é o melhor caminho”, destacou.

Todas as Unidades Básicas de Saúde já estão preparadas para atender a população. Coleta do exame preventivo também estará acontecendo de forma intensificada. A Secretaria Municipal de Esportes também terá programação de orientações alusivas. O “Outubro Rosa” nasceu nos EUA e, hoje, acontece em várias partes do mundo. É uma ação de integração sociedade civil / governos / igrejas / imprensa para ampliar mobilização de conscientização a respeito.