O Prefeito José Ronaldo Xavier e a Primeira Dama, Ana Lúcia, estiveram participando na manhã deste sábado, dia 11, juntamente com os alunos da Escola Municipal Santa Inês, do plantio de mudas de árvores para repovoamento da mata ciliar, no bairro Água da Pimenteira, nas margens do Rio Paranapanema. A ação faz parte de uma operação da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente que está plantando mudas de árvores em várias regiões da cidade.

As crianças deram o tom bastante especial no ato. Tiraram os sapatos, pisaram na terra, plantavam cada muda com a esperança de que elas possam tornar, um dia, grandes árvores. Toda a ação foi coordenada pelo Secretário Renato Cezar e sua equipe, que explicaram aos alunos cada tipo de muda. Atentos, os alunos absorveram as informações e ficaram ainda mais surpresos quando souberam que parte das mudas que estavam sendo plantadas era frutífera e que um dia iria alimentar animais como macacos, que são frequentes na mata local. Foram plantadas mudas de árvores nativas, frutíferas, Ipê e o Ingazeiro (símbolo de Andirá).

Após o plantio, foi a vez da soltura de peixes nas margens do rio. Outro ato que, certamente, marcou para as crianças, que puderam pegar os peixinhos na mão e soltar, para que fossem livres. O Prefeito e a Primeira Dama também entraram na ação e se divertiram com os pequeninos. “É um dia especial. As crianças dão uma importância ainda mais especial para estes tipos de atividades sociais, de cidadania. A alegria deles ao soltarem os peixes, pisarem na terra para plantar as mudas, emociona. Hoje foi um dia de muitos sorrisos e de atos de esperança”, disse Ana Lúcia. A soltura dos peixes foi intermediada pelo representante da Duke Energy, Mauro da Silva Jardim, que acompanhou os trabalhos e explicou a importância da ação.