Uma comissão de jovens, de diversos setores da cidade de Andirá (secundaristas, universitários, de movimentos culturais, grupos de dança, religiosos, militantes político, jovens empresários, entre outros) se reuniram nesta terça-feira (20), nas instalações da Prefeitura, para a primeira reunião de elaboração do Conselho Jovem e da Coordenadoria Municipal de Juventude do município. Sob coordenação da Secretaria Municipal de Comunicação, a iniciativa tem como meta ampliar a comunicação do governo com os setoriais de juventude da cidade e fomentar a criação de espaços mais abertos e democráticos de articulação de públicas específicas para o setor. “Temos a meta de diagnosticar as "múltiplas juventudes" existentes na comunidade, ampliar comunicação, analisar demandas e pautar uma agenda positiva específica de políticas pública de juventude”, destacou o Secretário e organizador do encontro, Tiago Silvio Dedoné.

De acordo com ele, este primeiro encontro foi muito importante pois foi possível uma análise situacional das ações de juventude, hoje, no governo municipal e apontar áreas em que os jovens mais necessitam de ações de intervenção . “Este é o primeiro de vários outros encontros que vamos organizar. Este processo de construção que deve marcar pela ousadia e liberdade em pontuar problemáticas e soluções”.

O Prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), participou do encontro e enalteceu seu apoio as articulações. O poder legislativo também esteve presente, através dos vereadores Claudemir Dragone (Sdd), Alex Shibata (PT) e André Rossato (PTB). Ambos se colocaram à disposição da juventude andiraense nesta ação que deve mudar a ótica das políticas no setor e enfatizaram que a Câmara Municipal de Vereadores da cidade estará dando o apoio necessário.

Ficou definido a organização de um ciclo de visitas em escolas estaduais para um bate papo sobre política de juventude com os estudantes secundaristas, além de estender este debate em outros grupos de jovens local. Nos dias 10 e 11 de novembro, no período da noite, acontecerá o Fórum Municipal de Juventude, onde deve ser escolhido o Conselho Municipal, que dará suporte às ações de planejamento da Coordenadoria Municipal de Juventude, que será nascerá via Projeto de Lei, institucionalizando o espaço da juventude no governo municipal. “O governo tinha uma falha no ecossistema comunicacional com os setores de juventude de nossa comunidade. E isso precisava ser resolvido. É muito importante que as portas da prefeitura esteja escancarada para a juventude, para que ela tome posse dos espaços de decisão e poder sobre as políticas que as envolvem. Esta Coordenadoria, institucionalizada, torna este espaço de diálogo e ação mais efetivo. Quero agradecer aos movimentos jovens que estão na mobilização conosco e ao prefeito Xavier pela abertura e liberdade que tem nos dado para organização dos projetos”, ressaltou Dedoné.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMA