O primeiro semestre do ano foi de muitos cursos de capacitação profissional promovidos pela Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, que inclusive teve a nomenclatura alterada para agregar a gestão e mobilização de seqüentes cursos que possam potencializar o aspecto econômico das famílias carentes, principalmente atendidas pelos programas sociais, prospectando, assim, intervenção social. De acordo com a Prefeita, Ione Abib, a secretaria tem uma missão desafiadora e importante na gestão pública, que é o de operacionalizar caminhos para que a população possa ter ampliação de conhecimentos, habilidades, competências profissionais em várias áreas e, isso, possa contribuir com o desenvolvimento social e emancipação.

Os cursos têm versados por diversas áreas profissionais. Nesta  quinta-feira, dia 13, a Secretária de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Bernadete dos Santos Meletto, se reuniu com as coordenadoras do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Daniela Morimoto e Cláudia Bodnarczuck Troina, para avaliar as aplicações dos cursos, do ponto de vista da intervenção social, e projetar novas ofertas. A secretária informou que já acontece o Grupo de Desenvolvimento Familiar, periodicamente, nas instalações do CRAS, onde ocorrem oficinas de atividades manuais. Três novas turmas terão início no inicio de agosto: uma, no dia primeiro, das 14 às 16 horas; a segunda turma, terá início no dia 03 de agosto, no mesmo horário.

A unidade do CRAS do Patrimônio Nossa Senhora Aparecida também terá a Oficina de Atividades Manuais. As aulas iniciam no dia 09 de agosto. Para todas as turmas, as inscrições estão abertas e poderão participar mulheres inseridas no Cadastro Único, acima de 18 anos. Bernadete também destacou que há reunião quinzenal com o Grupo de Idosos, com várias atividades. Esta ação integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Uma vez ao mês também há reunião com um grupo sócio-educativo (BPC/PCD), do Benefício de Prestação Continuada – Pessoa com deficiência). Os cursos de corte e costura, e o manicure,  para as pessoas inscritas no Cadastro Único e que terá duração de cinco meses, começa no próximo dia 24.

Confira alguns cursos já agendados:

Dia 21 de julho, acontece, no Distrito Nossa senhora Aparecida, o curso: Qualidade de Vida – Família Rural.

24 a 28 de julho acontece o curso: Trabalhador na Operação e na manutenção de Motoniveladora (Patroleiro) / Patroleiro – Motoniveladora Avançado

26 e 27 de julho: curso Trabalhador na Segurança do Trabalho – NR 33, espaço confinado, trabalhador e vigia.

27 e 28 de julho acontece o curso: Produção Artesanal de Alimentos – conservação de frutas e hortaliças (conservas de molhos e temperos).

03 e 04 de agosto: Produção artesanal de alimentos  (Panificação)

10 de agosto: Trabalhador na Segurança do Trabalho (Primeiros Socorros)

21 a 28 de agosto: Trabalhador na Segurança do Trabalho (Primeiros Socorros), no Patrimônio Nossa senhora Aparecida

23 a 28 de agosto: Trabalhador na Segurança do Trabalho (Primeiros Socorros), no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida

05 a 06 de setembro: Trabalhador na Segurança do Trabalho (Primeiros Socorros) – CRAS de Andirá.

02 a 25 de outubro: Artesanato em Argila e Congêneres – Cerâmica

11 de outubro: Qualidade Vida – Idosos

26 a 27 de outubro; Produção Artesanal de Alimentos – conservação de frutas e hortaliças (conservas, molhos e temperos).

Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante anuncia as datas das aulas de Zumba, que também serão direcionadas aos inscritos no Cadastro Único. Outras informações sobre inscrições e cursos podem ser sanadas na sede do CRAS de Andirá, ou, na secretaria; (43) 3538.8100

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom