O curso de Produção Artesanal de Alimentos: conservação de frutas e Hortaliças realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), numa parceria com a Prefeitura de Andirá – através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante -, e Sindicato Rural de Andirá, entre os dias 21 e 22 de junho, reuniu moradoras rurais em busca de aprendizado e reciclagem. A coordenação das atividades ficou a cargo da instrutora Maria Luzinete Pina. A proposta da capacitação é promover a produção de compotas e doces de frutas cristalizados, além de geleias e doces em pasta, como o tradicional doce de batata doce.

O curso dá condições para que as moradoras da zona rural possam trabalhar com os frutos de seus pomares, preservando o alimento processado por mais tempo e trazendo alternativas para o cardápio da família, além da possível comercialização. A metodologia e o conteúdo programático passaram por todas as etapas do processo: conceito de frutas; frutos climatéricos  não climatéricos; períodos de safras das frutas no Paraná; métodos de conservação; adição de soluto; exaustão, branqueamento; esterilização,  pasteurização; desidratação, embalagens, rotulagem, medidas e receitas.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Elessandra Pacheco, a Prefeitura tem realizado vários cursos voltados a profissionalização , capacitação e socialização de conhecimentos . Os de parceria com o Senar, que atende a comunidade rural, têm sido muito importantes e de grande procura. De acordo com ela, a Prefeita, Ione Abib, pediu que fosse realizada a oferta constante de cursos à população, para oportunizar , cada vez mais, as possibilidades de acesso do povo ao mercado de trabalho.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom