Terminou nesta sexta-feira, dia 09, o curso de Pá Carregadora NR31.12, promovido na comunidade, numa parceria entre a Prefeitura de Andirá - através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente -, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Andirá.  O curso teve carga horária total de  24 horas e foi realizado durante toda a semana, sob o comando do Instrutor Bruno Bove e suporte da diretora de projetos do Sindicato, Jaqueline Bocato.  O objetivo principal foi capacitar alunos a operar a máquina de forma eficiente e segura, com procedimentos de manutenção e conservação do equipamento. O conteúdo programático permeou pela parte teórica e prática.

O curso oferecido, gratuitamente, foi uma opção importante de capacitação para os  alunos que integraram a equipe. Alguns já possuem certa experiência com o equipamento; outros, tiveram o contato pela primeira vez. Entre os temas abordados do conteúdo programático, estiveram: Legislação de Segurança e Saúde no trabalho e legislação  de trânsito; Identificação das fontes geradores dos riscos à integridade física e á saúde do trabalhador; Noções sobre acidentes e doenças decorrentes  da exposição aos riscos  existentes na máquina e implementos; Equipamentos de proteção individual e coletiva; Inspeção, regulagem e manutenção com segurança; Noções sobre Primeiros Socorros; Prática Operacional.

Para o Secretário de Agricultura do município, Antônio Carlos Papa, este tipo de curso é caro e o fato desta parceria ter possibilitado gratuidade deu oportunidade para que todos os interessados pudessem se inscrever, ampliar seus curriculos frente ao mercado de trabalho. Papa, aproveitou para também destacar a importante parceria com o Senar. Atualmente, o mercado de operadores de máquinas pesadas, a exemplo de motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, empilhadeira, pá carregadeira e trator agrícola, tem se tornado um ramo com muitas demandas e significativo campo de trabalho.