Notícias

Home / Cidade / Notícias

Terminou hoje (11) o curso de Mecanização Agricola:  Operação e Manutenção de Motoniveladora, promovido numa parceria entre a Prefeitura de Andirá - através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente -, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Andirá.  O curso, ministrado pelo Instrutor Bruno Bove, teve carga horária total de 24 horas e foi realizado durante toda a semana, com o objetivo de capacitar alunos a operar a máquina de forma eficiente e segura, com procedimentos de manutenção e conservação do equipamento, enfatizando o apontamento de dicas necessárias para ter um bom desempenho com o veículo, o processo funcional dos comandos, transporte e questão de segurança.

Ofertado gratuitamente, a capacitação foi uma opção importante para a ampliação de conhecimentos aos 10 alunos que integraram o grupo. Muitos tiveram contato pela primeira vez. Para o Secretário de Agricultura do município, Antônio Carlos Papa, este tipo de curso é caro e possibilitar gratuitamente é muito importante para oportunizar capacitação profissional. O Secretário parabenizou e agradeceu o empenho do Sindicato Rural e o Senar, pela parceria que resultou na oferta deste curso e, também, tem sido fundamental para outras várias modalidades de cursos de formação para a população, não apenas na área da agricultura, mas, também, em áreas como assistência social, cultura, educação. O Sindicato Rural de Andirá, através da coordenadora Jaqueline Aparecida Bocato , teve presente em todo o processo de organização documental, inscrição, divulgação e suporte aos professores e alunos.  

 

Formação

Atualmente, o mercado de operadores de máquinas pesadas, a exemplo de motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, empilhadeira, pá carregadeira e trator agrícola, tem se tornado um ramo com muitas demandas e campo de trabalho. A motoniveladora é utilizada em obras de construção civil de grande escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nivelamento de estradas ou patamares.

No conteúdo programático destaque para: Legislação de segurança , saúde no trabalho e noções de trânsito; Identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade física e à saúde do trabalhador; Noções  sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos  existentes na máquina e implementos; Medidas de controle dos riscos: Equipamentos Proteção Coletiva e Equipamento de Proteção Individual; Operação da máquina e implementos com segurança; Inspeção, regulagem  e manutenção com segurança;  Noções sobre prestação de primeiros socorros; Prática Operacional.  

 

Fonte: Tiago Dedoné / Secretaria de Comunicação