Prefeitura e Defesa Civil de Andirá, ainda contabilizam os estragos causados pela forte chuva do último sábado. A tempestade iniciou por volta de 11h30 e em menos de duas horas já havia chovido mais de 100 mililitros provocando alagamentos em quase toda a cidade. O temporal só diminuiu por volta de 15 horas.  Segundo o secretário de Viação e Serviços Públicos, Renato Cezar Martins, o prejuízo material é grande, principalmente na Vila Santa Inês e Rua Rondônia na Vila Industrial, onde a enxurrada invadiu residências, derrubou paredes e muros e arrancou vários metros de asfalto e calçadas.  As famílias desalojadas foram acolhidas por voluntários e servidores das Secretarias de Ação Social e de Educação, na Escola Santa Inês,  onde a todo instante chegavam  alimentos, colchões e roupas doadas pela comunidade. A Secretária de Ação Social, Ana Lucia dos Santos Xavier chegou à escola assim que começaram  os alagamentos  e coordenou pessoalmente as  ações , até a manhã de domingo, quando o tempo melhorou e os moradores  voltaram  às suas casas para retirar a lama e tentar recuperar o que sobrou de móveis, roupas e utensílios, que na correria foram deixados para trás.

Segundo a Defesa Civil, 20 casas foram invadidas pela enxurrada, mas não há registro de vitimas fatais e nem de feridos.

O prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), informou na manhã desta segunda-feira (17), que a prefeitura está prestando toda assistência às vitimas e que as ruas danificadas pelo grande volume de água estão sendo recuperadas. “Esperamos que o tempo continue firme para que possamos dar conta dos estragos e tudo volte à normalidade o mais rápido possível”, salientou.

Os trabalhos de desobstrução e reparos das vias estão sendo executados pelas Secretarias de Obras e Urbanismo e de Viação e Serviços Públicos. Em alguns locais a ação conta com apoio do DEMAE ( Departamento Municipal de Água e Esgoto.

Veja fotos dessa matéria na galeria de fotos. Click nas imagens para aumentá-las

Fonte: Assessoria - João Campos