A Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Ação Social e em parceria com o Instituto SICOOB, estão realizando um ciclo de cursos e palestras na cidade, com o intuito de debater ações de cooperativismo. O primeiro evento aconteceu no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida, na última semana, nas instalações do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e contou com participantes do Patrimônio e das vilas rurais: Alphavile e Recanto Feliz.

Com o tema: Educação Cooperativista, o teor da palestra versou sobre a essência e missão do cooperativismo, destacando-o como um movimento que nasce da união de pessoas que querem fazer e crescer juntas, pensando, agindo de forma coletiva para gerar trabalho, renda e inclusão. Para isso, seguem sete princípios: adesão voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência; educação, formação e informação; inter-cooperação; interesse pela comunidade.

De forma bem pedagógica e com diversas ações de descontração, os 24 participantes receberam as informações, com questionamentos e destacando experiências. Participaram do encontro o Diretor Executivo Norte do Paraná / Sicoob, Emerson Ferrari; Gerente de Negócios de Andirá/Sicoob, Marcelo Corsato; o Engenheiro Agrônomo do município, Manoel Antônio de Carvalho; Assistente Social do CRAS, Claysse Danielle Morimoto; a Coordenadora de cursos, Kerla Bonacim e a Assistente Social do órgão gestor da Secretaria, Glayse Picolo Coimbra Botega. A palestra foi ministrada pela Analista de Projetos Sociais do Sicoob, Ângela do Nascimento.