A unidade de educação infantil beneficiará os moradores do Santa Helena, Bela Vista, Monte Carlo, Virgínio Rosário,  Nelson Giroldo e Kaigangues.

Centro Municipal de Educação Infantil, do JD Monte Santo

Novo Centro Municipal de Educação Infantil das Casas Populares

Com dinheiro do município, a administração pública de Andirá, está construindo mais uma creche modelo, seguindo os padrões exigidos pelo MEC ( Ministério da Educação e Cultura).  O novo CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), vai receber as crianças do CMEI Nazira Abib, provisoriamente acomodadas em uma residência alugada pela prefeitura, na  Avenida Cesário Castilho, e abrir  novas vagas.

A nova unidade de ensino infantil está sendo construída numa área de 1200 m² no conjunto habitacional  Virgínio  Rosário, e contará com  salas de aulas;  berçário; playground; lactário; refeitório; solário;  sala de professores; de administração; cozinha; sanitários masculinos e femininos;  área livre para lazer;  almoxarifado; entre outros.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sirlei Maria de Freitas Aguiar, a escola deverá ser concluída antes da data prevista e suprirá grande parte da demanda por vagas daquela região.  “O prazo para a finalização da obra é de sete meses, mas acredito que esteja pronta até outubro. Aí iniciaremos a colocação de mobiliário e equipamentos. Se Deus quiser, começaremos o ano letivo de 2012 com o novo CMEI em pleno funcionamento, atendendo as crianças do Nazira Abib e mais  setenta  alunos daquele setor da cidade, do berçário ao pré II, devidamente matriculados”, comemora.  O  CMEI Nazira Abib ( Casas Populares ), com   capacidade de atender 30 crianças,  foi desativado ano passado por encontrar-se em péssimo estado de conservação e colocar  em  risco a integridade física de alunos e funcionários.

Outra obra que está a todo vapor, é a do CMEI do Jardim Monte Santo .O espaço amplo e moderno, orçado em R$ 589.500,00 é resultado de parceria do governo municipal  e Ministério da Educação, através do Pró-Infância, programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A Supercreche que logo será entregue à população, atenderá 120 alunos de 0 a 6 anos de idade, dos bairros: Monte Santo; Timburi I e II; Canoas e Catuaí.

“A meta é  ampliar a demanda por esse atendimento e proporcionar mais tempo às mães, para se dedicar aos serviços domésticos ou para trabalhar fora e melhorar a renda familiar, enquanto seus filhos estão sob os cuidados de profissionais da educação preparados para iniciá-los no processo de desenvolvimento cognitivo e intelectual. Compromisso do dia-a-dia no gabinete, impede-nos de visitar com freqüência todas as obras que estão em andamento no município, mas sabemos que estão progredindo e sinto-me feliz  em  comemorar  tantas  conquistas com a população”,  salienta  o prefeito José Ronaldo Xavier( PTB)

Atualmente Andirá conta com 06 CMEIs, nos quais são atendidas  cerca de  450 crianças de 0 a 6 anos de idade. Com mais duas unidades em funcionamento serão mais de 600 crianças atendidas.

Fonte: Da assessoria - João Campos